Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2558453


2558453

A EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE UMA PESQUISA PARTICIPANTE

Autores:
Claudia Souza Peixoto|klaudinha.souza@hotmail.com|enfermeira|graduação Em Enfermagem|mestranda Em Enfermagem|universidade Federal de Mato Grosso (ufmt)

Resumo:
**Introdução: **As violações aos direitos humanos, principalmente o direito à saúde, de mulheres e seus filhos nascidos em cárcere tem ganhado destaque pelo crescimento do número de detentas no sistema prisional1.** Objetivo:** Identificar a assistência de enfermagem e as condições de saúde materno-infantil em ambiente prisional. **Metodologia**: Pesquisa descritiva exploratória, realizada entre março e junho de 2018, em uma Unidade Penal Feminina da região metropolitana de Fortaleza-CE. Os dados foram coletados por meio da observação da assistência de enfermagem prestada às mães e crianças e entrevista. **Resultados:** A capacidade da penitenciária é de 370 detentas, entretanto encontrava-se com mais de 1.000 mulheres tornando o ambiente favorável à infecções e disseminação de doenças transmissíveis. A equipe de Enfermagem era composta por dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem. As detentas gestantes permaneciam nas celas comuns até o sétimo mês e só a partir do oitavo mês de gestação ou se apresentassem gravidez de risco, eram encaminhadas à creche anexa. A enfermeira que presta serviço na unidade, afirma realizar incentivo ao aleitamento materno e identificação das necessidades sociais de saúde das detentas, porém relatou que as consultas de puericultura são realizadas pelo profissional pediatra. Como fatores de risco à saúde foram identificados: amamentação cruzada, manipulação inadequada dos alimentos, presença de moscas, marimbondos e cobras. **Conclusão: **As condições socioambientais as quais mães e crianças encontravam-se expostas, são entraves para o desenvolvimento da assistência de enfermagem. **Contribuições para Enfermagem: **O conhecimento da realidade vivenciada por essas pessoas contribuirá para o aprimoramento de políticas e qualificação do cuidado de enfermagem.


Referências:
Ventura M, Simas L, Larouzé B. Maternidade atrás das grades: em busca da cidadania e da saúde. Um estudo sobre a legislação brasileira. Cad Saúde Pública, 31(3):607-619, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00092914