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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2545566


2545566

APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE ABORDAGEM FAMILIAR NA ESTRÁTEGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores:
Amanda Gomes dos Santos|amanda.soushalom@hotmail.com|enfermeira|especialista|discente do Curso de Mestrado Acadêmico Em Enfermagem|universidade Regional do Cariri ; Leylane Varela Matias Costa|leylane.vrm@hotmail.com|enfermeira|especialista|discente do Curso de Mestrado Profissional Em Saúde da Família|universidade Regional do Cariri ; Yana Paula Coêlho Correia Sampaio|yanapaulaccs@terra.com.br|médica|mestre|docente do Curso de Mestrado Profissional Em Saúde da Família|universidade Regional do Cariri ; Rogério Sampaio de Oliveira|rogsam@terra.com.br|médico|mestre|docente do Curso de Mestrado Profissional Em Saúde da Família|universidade Regional do Cariri ; Evanira Rodrigues Maia|evanira@bol.com.br|enfermeira|doutora|docente do Curso de Graduação Em Enfermagem / Mestrado Acadêmico Em Enfermagem|universidade Regional do Cariri ; Célida Juliana de Oliveira|celida.oliveira@urca.br|enfermeira|doutora|docente do Curso de Graduação E Mestrado Em Enfermagem|urca

Resumo:
**Introdução:** A tecnologia assistiva é uma área do conhecimento interdisciplinar, que engloba produtos e práticas que objetivam promover funcionalidade de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida no contexto social.¹ A enfermagem tem se envolvido no desenvolvimento dessas tecnologias no sentido de contribuir com a qualidade de vida e inclusão social desse público. **Objetivo: **Relatar a experiência acerca da realização de um minicurso sobre tecnologias assistiva com pessoas com deficiência na enfermagem.  **Metodologia:** Trata-se de um estudo de relato de experiência, referente ao minicurso sobre tecnologia assistiva na assistência em enfermagem, ofertado para os acadêmicos de enfermagem na VI semana de enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira( UNILAB) no mês de maio de 2018. **Resultados:** O minicurso foi realizado da seguinte forma: Dinâmica de sensibilização sobre algumas das dificuldades que pessoas com deficiência vivenciam, discussão sobre tecnologias assistivas no campo da enfermagem e elaboração de uma tecnologia. O conhecimento dos acadêmicos sobre a utilização de recursos que podem facilitar a promoção e educação em saúde com pessoas com deficiência foi deficitário, no entanto, demonstraram o desejo de conhecer esses recursos para a sua futura vida profissional. **Conclusão:** O minicurso proporcionou aos acadêmicos a discussão e aprendizagem sobre o tema. Observou-se a sensibilização dos participantes quanto à importância do emprego das tecnologias no cuidado integral de pessoas com deficiência.**Contribuições ou implicações para a Enfermagem:** A tecnologia assistiva pode ser empregada na prática do enfermeiro para o empoderamento desse público diante do reconhecimento das suas demandas e necessidades, resultando assim, na qualificação do cuidado enfermagem.


Referências:
BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia Assistiva. Brasília: CORDE, 2009.