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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2504378


2504378

Preceptoria e formação da identidade profissional nos Programas de Residência em Enfermagem

Autores:
Mariangela Aparecida Gonçalves Figueiredo|mary.hujf@gmail.com|enfermeiro|doutora Em Enfermagem|enfermeira|hospital Universitário/ufjf ; Maria Helena Braga|mary.hujf@gmail.com|farmacêutica|doutora Em Saúde Coletiva|farmacêutica|hospital Universitário/ufjf

Resumo:
**Resumo** **Introdução:** o estudo teve como objeto a utilização de instrumentos administrativos, por meio de livros e manuais orientadores para os cuidados de guerra. O objetivo traçado foi: discutir o gerenciamento do cuidado em cenário de guerra, como proposta de disseminação de ensino e prática do cuidado no campo de guerra. **Método**: a estratégia metodológica adotada, em conjunto com jogo de escala, os documentos utilizados foram os instrumentos administrativos, contidos no livro inglês _Nursing in time of war_ de 1943, o manual brasileiro Manual de Higiene de Campanha de 1944 e o manual técnico norte-americano traduzido para o português, intitulado Manual de Tratamento dos Acidentes Ocasionados por Acidentes Químicos, datado de 1944. **Resultado**: a organização do planejamento dos cuidados se deram à luz dos conceitos de Christovam, interligando processo de trabalho, gerência de materiais e instrumentos administrativos e de ensino como fatores norteadores para o cuidado de guerra. **Discussão**: com efeito, consideramos que o estudo aponta para caminhos a serem conduzidos acerca do perfil envolvendo desastres e o caos urbano ocasionado pela violência o que tornou o estudo atual e aplicável no contexto do século XXI. **Considerações finais**: a pesquisa propôs que a inserção de disciplinas envolvendo cuidado de emergência/desastres se faz necessário para o processo de formação de profissionais para este cenário e o uso de instrumentos norteadores para a prática do fazer em detrimento do saber e da análise crítica do profissional.


Referências:
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