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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2503850


2503850

EDUCAÇÃO EM SAÚDE ISTS NA ADOLESCÊNCIA

Autores:
Joice Madoka Anjos Monma|joicemonma@hotmail.com|enfermagem|acadêmica de Enfermagem; Diretora Vice-presidente da Liga Intertransdisciplicar de Saúde Mental Na Atenção Primária - Lismap|estudante|universidade da Amazônia - Unama ; Ana Júlia Maia Ferreira|anamaiaf@outlook.com|enfermagem|acadêmica de Enfermagem; Diretora Marketing E Evento da Liga Intertransdisciplicar de Saúde Mental Na Atenção Primária - Lismap|estudante|universidade da Amazônia - Unama ; Bruno Mesquita Maia|brunomaiam2@hotmail.com|enfermagem|acadêmica de Enfermagem; Coordenador do Subgrupo Heducas da Fundação Santa Casa da Misericórdia|estudante|universidade da Amazônia - Unama

Resumo:
**Introdução**: os sistemas de informação em saúde são essenciais no monitoramento e avaliação das políticas públicas. Com a ampliação da cobertura dos cuidados pré-natais por meio da Atenção Primária, houve também um crescimento na produção de dados em saúde, aspecto que merece ser sistematicamente avaliado pelos estudos da Enfermagem. **Objetivo**: analisar a produção científica da enfermagem brasileira sobre a qualidade da informação no pré-natal. **Metodologia**: trata-se de revisão de literatura, realizada nas bases nacionais, durante o período de março a agosto de 2018.[P1]  **Resultados**: os resultados estão centralizados em estudos de abordagem qualitativa, que se debruçam sobre questões relativas aos cuidados pré-natais e as percepções dos sujeitos de pesquisa sobre a atenção recebida. Embora sugerida em quase a totalidade dos estudos, a produção que avalia a qualidade das informações produzidas e divulgadas nos sistemas de informação ainda são escassas. O cenário se torna ainda mais delicado quando se focaliza na Atenção Primária, que apresentou apenas dois trabalhos, ambos publicados em 2013. **Conclusão**: análises comparativas entre os dados de fonte primária produzidos no primeiro nível da atenção e os registros dos sistemas e a multiplicidade de métodos, incluindo a abordagem quantitativa, parecem estar marginais nas agendas atuais de trabalho, mesmo sendo alvo de críticas pela maioria dos estudos da área. **Implicações para a enfermagem**: o fomento de pesquisas na área da qualidade da informação produzida pela Atenção Primária e Enfermagem parece urgente para subsidiar (novas) ações na atenção à mulher no ciclo gravídico-puerperal.


Referências:
Tomasi E. Qualidade da atenção pré-natal na rede básica de saúde do Brasil: indicadores e desigualdades sociais. Cad. Saúde Pública. 2017;33(3):e00195815.