2473348 | DIALOGANDO COM FREIRE NO CIRCULO DE CULTURA PARA UM PROCESSO DE CUIDAR A PARTIR DAS NECESSIDADE | Autores: Elivan da Silva Alencar|elivan.sa@hotmail.com|estudante de Enfermagem|estudante de Enfermagem|estudante de Graduação|universidade Federal do Maranhão (ufma) ; Daizy Abreu Soares|daizyabreusoares@gmail.com|estudante de Enfermagem|estudante de Enfermagem|estudante de Graduação|universidade Federal do Maranhão (ufma) ; Deyze Abreu Soares|deyzeabreusoares@gmail.com|estudante de Enfermagem|estudante de Enfermagem|estudante de Graduação|universidade Federal do Maranhão (ufma) ; Jhonatan Tyson Barros Azevedo|barrosazevedo16@gmail.com|estudante de Enfermagem|estudante de Enfermagem|estudante de Graduação|universidade Federal do Maranhão (ufma) ; Felipe Ferreira Mendes da Silva|felipe_ferreira.mendes@live.com|estudante de Enfermagem|estudante de Enfermagem|estudante de Graduação|universidade Federal do Maranhão (ufma) |
Resumo: Em unidade de terapia intensiva, as interações medicamentosas, quando não
evitadas ou imediatamente tratadas, podem provocar danos irreparáveis aos
pacientes.1 Logo, pressupõe-se a necessidade permanente de atualização acerca
destas interações, principalmente dos técnicos de enfermagem, os quais estão
envolvidos neste contexto à observação de reações adversas junto aos
enfermeiros(as). Portanto, um **objetivo **específico desta pesquisa foi
identificar o perfil do conhecimento de técnicos de enfermagem acerca das
interações das principais drogas cardiotônicas utilizadas em unidade de
terapia intensiva. **Método**: trata-se de um estudo do tipo pesquisa-ação com
20 técnicos de enfermagem, no período de 06 a 20 de dezembro de 2017 em
unidade de terapia intensiva de um hospital universitário. Para tal, o estudo
foi desenvolvido em quatro etapas, onde para a coleta de dados foi elaborado
um questionário único com 24 perguntas objetivas, como pré e pós-teste; uma
intervenção educativa após o pré-teste; e uma proposta de implementação de um
mini-curso trimestral. Para a análise dos dados optou-se por uma abordagem
quantitativa simples, a partir da elaboração de _scores_, os quais foram
identificados como graus de satisfação referentes ao conhecimento de dez
drogas cardiotônicas (noradrenalina, amiodarona, nitroprussiato,
nitroglicerina, anlodipino, captopril, atenolol, losartana, clonidina e
dobutamina). Na análise dos **resultados **observou-se no pré-teste, um alto
grau de insatisfação, enquanto no pós-teste melhora significativa do grau de
satisfação. Como **conclusão**, observou-se na avaliação da pesquisa, que a
intervenção educativa pelos participantes é uma importante estratégia, a qual
traz uma **contribuição para enfermagem**, visto que benefícios da
atualização contínua do conhecimento apoia uma prática clínica segura.
Referências: Faria LMP, Cassiane SHB. Interação medicamentosa: conhecimento de enfermeiros das unidades de terapia intensiva. 2011. Acta Paul Enferm;24(2):264-70. Disponível em : http://www.scielo.br/pdf/ape/v24n2/17.pdf |