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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2460758


2460758

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL EM DESIGN DE ANIMAÇÃO COMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Autores:
Gustavo Lopes Soares|gustavoloppes@live.com|enfermeiro|graduado Em Enfermagem|enfermeiro|universidade Federal de Santa Catarina ; Pattrícia da Rosa Damiani|pattriciadamiani@outlook.com|estudante|acadêmica da Graduação Em Enfermagem|estudante|universidade Federal de Santa Catarina ; Anderson Abreu de Carvalho|anderson.imbituba12@gmail.com|enfermeiro|graduado Em Enfermagem|enfermeiro|universidade Federal de Santa Catarina ; Patrícia Bussolo|patyb14@hotmail.com|enfermeira|graduada Em Enfermagem|enfermeira|universidade Federal de Santa Catarina ; Daniela Pozzebon Caurio|danielacaurio@yahoo.com.br|enfermeira|enfermeira de Saúde da Família|coordenadora|unidade Básica de Saúde Prainha ; Carla Moino Guerra|carlamoino@gmail.com|enfermeira|enfermeira de Saúde da Família|coordenadora|unidade Básica de Saúde Tapera

Resumo:
**Introdução: **A educação e a saúde como práticas sociais, dialogam, articulam-se e traduzem-se em ações desenvolvidas no cotidiano da escola. Dentre os atores deste processo, destacam-se os estudantes, por serem um dos principais difusores das representações da saúde na escola.** Objetivo: **Analisar o significado representacional de estudantes do ensino fundamental e médio sobre a Promoção da Saúde na escola. **Metodologia: **Pesquisa qualitativa, ancorada no referencial da Dialética, com abordagem metodológica de estudo de caso. Os participantes foram 08 estudantes de duas escolas localizadas numa comunidade na cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil. As entrevistas foram guiadas por roteiro semiestruturado, realizadas após parecer favorável do Comitê de Ética da Universidade Federal de Minas Gerais, no período de fevereiro a julho de 2017. Para análise, utilizou-se a Análise Crítica de Discurso. **Resultados:** O discurso apreendido, revelou a reprodução de práticas de promoção da saúde na escola num enfoque de ações que privilegiam os aspectos biológicos e higienista da clínica. A importância do trabalho intersetorial foi ressaltada quando mencionavam visitas dos profissionais da saúde, realizadas em função do Programa Saúde na Escola. **Conclusões:** Faz-se necessário avançar em inovações nas práticas educativas na escola, de modo que suas ações venham ressignificá-la como espaço para Promoção da Saúde numa perspectiva crítico-cidadã. **Contribuições para enfermagem: **O Enfermeiro como membro integrante da equipe de saúde na escola, é capaz de potencializar o desenvolvimento de ações de Promoção da Saúde no sentido de produzir cidadania.


Referências:
Brasil. Ministério da Saúde; Organização Pan-Americana da Saúde. Escolas promotoras de saúde: experiências do Brasil. Brasília: Ministério da Saúde. 2007.