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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2428245


2428245

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PACIENTE COM GRANDE QUEIMADO: UM ESTUDO DE CASO

Autores:
Fernando Lobão Camelo Silva|fernando.lbao@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico|acadêmico|universidade Federal do Maranhão ; Jackeline de Oliveira Castro|jack.olivercastro@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico|acadêmico|universidade Federal do Maranhão ; Mônica Oliveira Silva Barbosa|oliveira.monica29@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico|acadêmico|universidade Federal do Maranhão ; Vanessa de Sousa Silva|vanessasousa17@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico|acadêmico|universidade Federal do Maranhão ; Paulo Victor Amorim Silva|paulo.victor.amorim@outlook.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico|acadêmico|universidade Federal do Maranhão

Resumo:
**INTRODUÇÃO:**Tornar-se de suma importância que a Ética e a Bioética seja alicerce para a formação do enfermeiro¹. A preocupação com os aspectos éticos e bioéticos na assistência à saúde,não se restringe na legislação ou nos códigos de ética profissional, mas estende-se ao respeito à pessoa como cidadã e como ser social**.OBJETIVO: **Relatar a percepção de acadêmicos de enfermagem sobre perspectiva dos princípios éticos e bioéticos,quanto à importância destes à assistência de enfermagem durante as aulas práticas.**METODOLOGIA: **Trata-se de um relato de experiência, entre fevereiro á junho de 2018, durante as aulas práticas no componente curricular doenças crônico-degenerativas no campo de prática de um hospital público na região norte do país.**RESULTADOS E DISCUSSÃO: **O relato tem como cenário um Hospital escola,no município de Belém-PA.Durante uma consulta, um cliente recusou-se que ela fosse conduzida por acadêmicos, tentou-se argumentar por se tratar de um hospital escola,mas sem sucesso,o que repercutiu em momentos de tensão no local, o cliente solicitou que permanecessem apenas dois alunos dos cinco que estavam presentes no consultório.A Ética e Bioética devem fazer parte rotineiramente da conduta dos acadêmicos de enfermagem**, **há necessidade de fortalecer a humanização,nos currículos, formando um profissional preparado cientificamente, evitando assim a recusa dos clientes quanto ao recebimento de cuidados presta­dos por acadêmicos de enfermagem2. **CONSIDERAÇÕES FINAIS:**A importância de instigar o pensamento crítico-reflexivo do acadêmico de enfermagem durante a assistência de enfermagem implica no respeito dos princípios éticos e bioéticos da saúde de forma que este consiga atender o cliente sem infringir seus direitos.


Referências:
1. Carvalhal GF, Poli MH  , Clementel FK , Gauer GC, Marques  GH, Silveira IG   et al. Recomendações para a proteção da privacidade do paciente. Rev. bioét.(Impr.).2017;25(1):39-43 2. Brasil. COFEN. RESOLUÇÃO COFEN Nº 564, de 6 de novembro de 2017. Aprova o Novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. DOU. 2017 dez.06;Seção 1. p157.