Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2376198


2376198

Atitudes de adolescentes frente ao uso do preservativo

Autores:
Isabelle Barros Sousa|isabellebarros38@gmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda|acadêmico de Enfermagem|universidade Federal do Ceará (ufc) ; Gabriella Farias Lopes|gabiifariaslopes@gmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda|acadêmico de Enfermagem|universidade Federal do Ceará (ufc) ; Giovanna Evelyn Luna Silveira|giovannalun@hotmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda|acadêmico de Enfermagem|universidade Federal do Ceará (ufc) ; Marcela Matias Sena|marcela10matias@gmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda|acadêmico de Enfermagem|universidade Federal do Ceará (ufc) ; Thays Silva de Souza Lopes|thayssslopes@gmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda|acadêmico de Enfermagem|universidade Federal do Ceará (ufc)

Resumo:
INTRODUÇÃO. Trata-se de um relato de experiência do resgate do acolhimento com a equipe de enfermagem ao usuário, através da utilização do aplicativo saúde já nas UMS do DSBV. OBJETIVOS. Monitorar a utilização do aplicativo saúde já nas UMS do DSBV. MÉTODOS. O saúde já é o aplicativo que possibilita o agendamento do primeiro atendimento na UMS, porta de entrada do SUS. É mais uma ferramenta de acesso aos serviços ofertados pelas UMS. No DSBV a utilização desta ferramenta iniciou-se no período de 06/2017 com a possibilidade de agendamentos com a equipe de enfermagem. Este processo de agendamento se dá através do acolhimento realizado nas unidades de saúde. O acolhimento é o primeiro contato do usuário com a equipe de saúde. A disponibilidade e utilização do serviço no segundo semestre de 2017, foram 24.614 vagas para primeiro atendimento de enfermagem, destas 7141 utilizadas (29% vagas disponibilizadas), já no primeiro semestre de 2018, 43.135 disponibilidades de vagas para agendamento, utilizadas 18.835 vagas (43% vagas disponibilizadas), a UMS Bairro Alto tem a maior utilização e disponibilizações de vagas. RESULTADOS. Dispomos de resultados positivos aos nossos usuários, agilidade no atendimento. Ademais temos muito a trabalhar com a equipe de saúde na questão do acolhimento, através do resgate deste processo de trabalho, salientamos a importância da educação permanente do profissional, a qual torna-se uma aliada na produção de estratégias para resultados satisfatórios do acolhimento, incluindo a equipe multiprofissional e não só a prática médica, tornando esse mais ágil e resolutivo. CONCLUSÕES. O acolhimento dá lugar ao sujeito e as suas particularidades e especificidade de cada caso. CONTRIBUIÇÕES. Melhorar o processo de trabalho nas unidades, contribuindo com escuta ativa e qualificada.


Referências:
Secretaria Municipal de Curitiba