Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2362896


2362896

UTILIZAÇÃO DA CIÊNCIA DA ENFERMAGEM NA COMPREENSÃO DO PROCESSO DE CUIDAR ÀS PESSOAS IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS

Autores:
Fabíola de Araújo Leite Medeiros|profabiola@bol.com.br|enfermeiro|doutor|docente|universidade Estadual da Paraíba ; Maria Miriam Lima da Nóbrega|miriamnobrega@gmail.com|enfermeiro|doutor|docente|universidade Federal da Paraíba

Resumo:
**Ação Educacional Reduz Níveis De Estresse e Ansiedade em Pacientes Cardíacos Cirúrgicos ** **Introdução:** A cirurgia cardíaca é considerada tanto fator de estresse como ansiedade e estratégias de ação educacional podem amenizar estes níveis no paciente cardíaco cirúrgico.** Objetivo:** avaliar associação entre ação educacional em saúde com os níveis de estresse e ansiedade em pacientes cardíacos cirúrgicos. **Metodologia:** ensaio clínico randomizado, com 32 pacientes pré-agendados para cirurgia cardíaca eletiva, divididos em: Grupo Controle GC (n = 16) recebeu informações pré-operatórias, conforme rotina hospitalar; Grupo Intervenção GI (n = 16) participou de intervenção educacional, associado à rotina hospitalar. Avaliou-se estresse pela Escala de Estresse Percebido e coleta do cortisol salivar, para ansiedade utilizou-se a Escala de Ansiedade de Hamilton. **Resultados:** na avaliação do estresse verificou-se diferença significativa entre GI e GC, no pré e pós-operatório. No nível de estresse mensurado pela concentração de cortisol salivar, GI teve média de 2,88 ± 1,94 no pré-operatório, aumentando para 7,25 ± 6,49 no pós-operatório. A ansiedade média do GI foi de 12,19 ± 8,10 e 36,13 ± 13,24 no GC no pré-operatório com p = 0,000 entre os grupos, mantendo-se no pós-operatório. **Conclusão:** a estratégia de ação educacional, mostrou eficacia na redução dos níveis de estresse e ansiedade em pacientes cardíaco cirúrgicos. **Contribuições para enfermagem:** Ações de educação é importante no sentido de subsidiar reflexões e ações de profissionais de enfermagem, estimulando mudanças na assistência ao paciente cardíaco cirúrgico e contribuindo num diferencial científico para o cuidado de enfermagem. **Descritores:** Estresse. Ansiedade. Educação em Saúde. **Referências: **Assis CC, Lopes JL, Nogueira-Martins LA, Barros ALBL. Acolhimento e sintomas de ansiedade em pacientes no pré-operatório de cirurgia cardíaca. Rev Bra Enferm. 2014;67(3):51-63.Coppetti LC, Stumm EM, Benetti ER. Considerações de pacientes no perioperatório de cirurgia cardíaca referentes às orientações recebidas do enfermeiro. Rev Min Enferm. 2015;19(1):113-119.


Referências:
Assis CC, Lopes JL, Nogueira-Martins LA, Barros ALBL. Acolhimento e sintomas de ansiedade em pacientes no pré-operatório de cirurgia cardíaca. Rev Bra Enferm. 2014;67(3):51-63. Coppetti LC, Stumm EM, Benetti ER. Considerações de pacientes no perioperatório de cirurgia cardíaca referentes às orientações recebidas do enfermeiro. Rev Min Enferm. 2015;19(1):113-119.