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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2361549


2361549

MORTALIDADE PREMATURA PELO CONJUNTO DAS QUATRO PRINCIPAIS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NA GRANDE FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA

Autores:
Viviana Mariá Draeger|vividraeger@hotmail.com|enfermeira|mestranda|bolsista de Mestrado|universidade Federal de Santa Catarina ; Selma Regina de Andrade|selma.renina@ufsc.br|enfermeira|doutora|professor|universidade Federal de Santa Catarina ; Alexandra Ferreira|xanferr@gmail.com|enfermeira|mestranda|bolsista de Mestrado|universidade Federal de Santa Catarina ; Susana Cararo Confortin|susanaconfortin@gmail.com|educadora Física|doutora|bolsista de Pós Doutorado|universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
**Introdução: **Os estágios dentro da graduação em enfermagem correlacionam, ativamente, a teoria com a prática.¹ A inserção do aluno no cenário logo nos primeiros semestres agrega, uma análise de sua capacidade de prosseguir dentro da academia. **Objetivo: **Comparar a experiência vivenciada no primeiro ano da graduação com uma análise das mesmas desenvolvidas no último ano. **Metodologia**: Trata-se de um relato de experiência, da avaliação de posturas e conhecimentos de quatro acadêmicas do último ano de graduação em Enfermagem, em uma Universidade Privada, no período de 2014 a 2018. **Resultados e Discussões:** A primeira experiência foi eleger um município e realizar visitas domiciliares, até então desconhecida pelas acadêmicas, e depois identificar possíveis problemas de saúde que afetava a população e formular um relatório descrevendo o que foi encontrado, partindo deste ponto, buscar soluções para as problemáticas encontradas, com isso foi criado prospectos informativos que foram distribuídos para a população. Hoje, último ano da graduação, observamos a importância daquele primeiro impacto, pois ele levou a explorar um campo de dedicação durante a graduação, que atualmente nos permite a experiências que ali foram adquiridas. **Considerações finais**: A prática e o saber levam a experiência, que é adquirida quando enfrentamos os medos e seguimos em frente, levando ao rompimento das barreiras que criamos no meio da caminhada. **Contribuições para a Enfermagem: **Compartilhar experiência vivenciada para ampliar o conhecimento específico da enfermagem.


Referências:
1- Rodrigues J, Zagonel, IPS, Mantovani, MF. Alternativas para a prática docente no ensino superior de enfermagem. Esc Anna Nery. [Periódico on-line]. 2007 jun; [citado 2010 abr 05]; 11 (02): [aprox.5 telas]. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/scielo 2- TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. Disponível em: https://instrumento.ufjf.emnuvens.com.br/revistainstrumento/article/view/56.