Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2359581


2359581

A percepção dos enfermeiros sobre a assistência espiritual em cuidados paliativos

Autores:
Johnata da Cruz Matos|johnata.matos@hotmail.com|enfermeiro|mestre|docente|centro Universitário Euroamericano - Unieuro ; Dirce Bellezi Guilhem|johnata.matos@hotmail.com|enfermeira|graduação|docente|aben

Resumo:
**Introdução: **O período pré-operatório é destinado ao processo de preparação do paciente como um todo, além de ser o momento relacionado ao processo educativo de oferecer informações a respeito dos procedimentos cirúrgicos e dos cuidados a serem realizados. Tais orientações compreendem desde o preparo para o ato cirúrgico até os cuidados do período pré-operatório, incluindo as mudanças de vida que podem advir1-2. **Objetivo:** Objetivou-se elaborar e realizar a validação de face e conteúdo da Escala de Avaliação do Conhecimento de Pacientes acerca da Cirurgia Cardíaca – EACC. **Materiais e Método:** Trata-se de um estudo metodológico, quantitativo3, em que participaram 30 enfermeiros considerados experts pelos critérios propostos por Fehring. **Resultados:** Para a avaliação das validades foi utilizado o  IVC, onde após a análise do estudo as alterações sugeridas  pelos experts foram relevantes e consideradas, a escala foi reavaliada pelos autores da pesquisa , e após a análise dos dados foi optado pela retirada de dois tens da escala  e o acréscimo de mais dois itens  para garantir que os itens propostos na escala seriam melhor compreendidos tanto pelos enfermeiros que irão utilizar o instrumento como  para os pacientes que serão entrevistados. **Considerações finais**: A escala obteve validades de conteúdo e face, onde os itens foram considerados pertinentes para o estudo. A versão final, então, permaneceu com a mesma quantidade de itens da versão primeira. De forma geral, na avaliação dos juízes, a escala apresentou-se útil para o alcance do seu objetivo, estando pronta para a validação clínica. **Contribuições:** A utilização de uma escala validada sobre o conhecimento no período pré-operatório possibilita o desenvolvimento de intervenções educativas, que são essenciais para que o paciente se torne responsável junto com a equipe pelo seu processo de recuperação e autocuidado.


Referências:
1. Costa TMN, Sampaio CEP. As orientações de enfermagem e sua influência nos níveis de ansiedade dos pacientes cirúrgicos hospitalares. Rev enferm UERJ [Internet] 2015;23(2) [acesso em 05 nov 2017]. Disponível: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2015.16534 2. Teixeira MV, Corrêa AR, Silqueira SMF, Carvalho DV. Avaliação dos resultados das orientações pré-operatórias a pacientes submetidos à cirurgia cardíaca eletiva. Rev. enferm. Cent.-Oeste Min. [Internet] 2013;3(2) [acesso em 05 nov 2017]. Disponível: http://dx.doi.org/10.19175/recom.v0i0.329 3- Polit DF, Beck CT, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 7ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2011.