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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2338256


2338256

A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA PARA ATIVAÇÃO DAS PRÁTICAS DE SAÚDE.

Autores:
Maria da Conceição Silva de Brito|mariaceicabrito@hotmail.com|enfermeira|especialista|enfermeira|fms ; Elizabeth Soares Oliveira de Holanda Monteiro|elizahm@terra.com.br|enfermeira|doutoranda Em Enfermagem|enfermeira|ufpi ; Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes|benevina@ufpi.edu.br|enfermeira|doutora|professora Ufpi|ufpi

Resumo:
**INTRODUÇÃO:** Discutir sobre sexualidade, ainda hoje, é um tabu social. Apesar da ampla divulgação de informações, nem sempre os educadores estão preparados para abordar este tema. Atendendo às recomendações do Programa de Saúde na Escola¹ é imprescindível dedicar momentos para discutir a sexualidade com adolescentes neste espaço como estratégia na desconstrução de mitos e preconceitos socialmente edificados. **OBJETIVO: **Relatar as experiências das atividades dialógicas sobre sexualidade com adolescentes de uma instituição pública de ensino. **MÉTODO: **Atividade interacional realizada em 2017 num instituto federal da Bahia, participaram 30 estudantes da educação profissional integrada ao ensino médio e 10 facilitadores da referida Instituição. Estratégias utilizadas: rodas de conversas, dinâmicas dialogadas e expositivas. Temas abordados: “autoconhecimento do corpo”; “prevenção de DST”, “AIDS e Hepatites virais”. **RESULTADOS: **Observou-se a interação entre os estudantes e a mediadora da roda de conversa. Como resultante ocorreu o livre compartilhamento de experiências dos adolescentes e estes foram provocados a fazer autorreflexão sobre as temáticas apresentadas. Percebeu-se que os estudantes estavam confortáveis ao versar sobre sexualidade. **CONSIDERAÇÕES FINAIS: **A educação sexual é considerada uma estratégia incorporada a Enfermagem que tem larga aceitabilidade e repercussão no cuidado a adolescentes. Os estudantes demonstraram interesse e participação, culminando na rica discussão sobre práticas seguras ao sexo propendendo à prevenção de agravos. Assim, políticas públicas para adolescentes foram atendidas objetivando repercussão positiva na promoção da saúde desta população.


Referências:
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasilia: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicações/cadernos_atencao_basica_24.pdf