Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2337920


2337920

A estética do cuidado em Tuberculose – Hospital Nereu Ramos (1943-1960).

Autores:
Ana Rosete Camargo Rodrigues Maia|anamaia8@hotmail.com|enfermeira|doutor|docente|universidade Federal de Santa Catarina -ufsc ; Gabriela Beims Gapski|gabriela_beims@hotmail.com|acadêmica Enfermagem|acadêmica|discente|universidade Federal de Santa Catarina -ufsc

Resumo:
**Introdução: **A sede é prevalente no pós-operatório imediato (POI) da criança, chegando a 88,5%1. Existe uma lacuna referente aos critérios de avaliação da segurança para a administração de estratégia de alívio da sede. **Objetivo: **Elaborar e validar o Protocolo de Segurança para o Manejo da Sede da Criança. **Método: **Pesquisa metodológica, quantitativa. Utilizaram-se os pressupostos de Pasquali(2) com adaptações pertinentes. Elaborou-se o protocolo após revisão de literatura, entrevista com 18 especialistas e, observação sistemática da recuperação anestésica da criança. Realizou-se validação teórica por juízes, por meio de análise aparente, semântica e de conteúdo. Calculou-se o _Content Validity Index _(CVI) e, estabeleceu-se a concordância mínima entre os juízes de 80%. A seguir, elaborou-se o procedimento operacional e manual operacional. **Resultados: **O protocolo é constituído de cinco critérios de avaliação: nível de consciência; movimentação; proteção de vias aéreas; padrão respiratório e, náusea e vômito. Apresenta validade aparente, semântica e de conteúdo. Todos os índices de validação de conteúdo alcançaram a concordância mínima pré-estabelecida. **Conclusões: **O protocolo foi elaborado e validado por meio da fundamentação científica, experiência de profissionais e período de observação. Os critérios permitem a avaliação sistemática da criança no POI para a liberação de um método de alívio da sede. **Implicações para a enfermagem: **Ferramenta útil para a avaliação da condição clínica da criança em POI para auxiliar o enfermeiro na decisão de administrar métodos de alívio da sede com segurança. **Descritores: **Sede. Cuidado Pós-Operatório. Protocolos Clínicos. **Referências:** 1. Rivieira AA. Prevalência e intensidade da sede infantil no pós-operatório imediato. 2016. Número total de folhas 72. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016. 1. Pasquali L. (org.). Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração. Brasília: LabPAM & IBAPP, 1999.


Referências:
Rivieira AA. Prevalência e intensidade da sede infantil no pós-operatório imediato. 2016. Número total de folhas 72. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016. Pasquali L. (org.). Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração. Brasília: LabPAM & IBAPP, 1999.