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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2315638


2315638

Simulação clínica para prevenção de infecção no cateterismo vesical

Autores:
Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos Morais|sh25crvm@gmail.com|enfermeira|doutor|docente|universidade Federal de Pernambuco ; Cecilia Maria Farias de Queiroz Frazão|ceciliamqueiroz@gmail.com|enfermeira|doutor|docente|universidade Federal de Pernambuco ; Alessandra Lucas Nunes Cabral||enfermeira|especialista|enfermeira|hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco ; Ellen Tamira Alves de Lima||enfermeira|mestre|núcleo de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco|hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco ; Juliana Costa Bezerra Cavalcanti||enfermeira|especialista|enfermeira|hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco ; Andreia de Fátima Trindade de Mendonç||enfermeira|especialista|enfermeira|hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco

Resumo:
**Introdução: **em organizações da área da saúde a atitude positiva e responsabilidade dos trabalhadores determinam a qualidade dos serviços prestados aos usuários, melhorando a imagem da organização. Essas ações são dependentes da satisfação no trabalho. Assim, há a necessidade de valorização por parte da gestão, entendimento da importância do trabalho efetuado e treinamentos contínuos(1-2). **Objetivo: **analisar a satisfação profissional de servidores lotados em um Serviço de Atenção Domiciliar. **Método: **pesquisa exploratória, de desenho antes e depois, caráter quantitativo, realizada com profissionais de um Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), localizado em uma capital da região Sul do país. A coleta de dados deu-se durante a ocorrência dos Fóruns Gerencias, em junho de 2017 (fase antes) e março de 2018 (fase depois), por meio de um questionário adaptado composto de 22 questões, subdivididas em cinco dimensões(3-4). A análise estatística compreendeu os testes t de Student e U de Mann-Whitney, correlação de Pearson e um modelo de regressão logística ordinal, realizados por meio do software R Core Team (versão 2017). **Resultados: **132 questionários foram respondidos pelos servidores, sendo 72 na fase antes e 60 depois. O perfil dos funcionários indicou maioria de mulheres, estado civil casado, acima dos 30 anos de idade, ensino superior completo e atuação no SAD de quatro a seis anos. A média geral de satisfação foi de 3,57 (antes) e 3,62 (depois), indicando indiferença. Apesar disso, houve alta variabilidade de valores e as dimensões correlacionaram-se positivamente. No ínterim entre as aplicações dos questionários, a gestão propiciou cursos, reuniões e participação em eventos. **Considerações finais: **a satisfação profissional dos servidores do SAD foi indiferente nos dois momentos, mas as dimensões se correlacionam de forma positiva.


Referências:
1. Baliero SS, Borges LC. Satisfação no trabalho. Anais do XI Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Área Temática Gestão Estratégica e Organizacional. 2015:1-17. 2. Araújo CAS. O profissional da enfermagem e a criação de valores na saúde. Acta Paulista de Enfermagem. 2016;29(4):III-IV. 3. Cooper CL, Sloan SJ, Williams S. Occupational stress indicator guide. Windsor, England: NFER-Nelson; 1988. 4. Siqueira MMM. Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto alegre: Ed. Artmed, 2008:344 p.