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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2308947


2308947

Ações do enfermeiro sobre questões de saneamento e saúde: estudo de percepção de estudantes de enfermagem

Autores:
Mayara Anne de Freitas Baptista|may_anne8@yahoo.com.br|estudante de Enfermagem|acadêmica Bolsista do Programa de Educação Tutotrial - Pet/sesu/mec|estudante de Enfermagem|universidade Federal Fluminense ; Marcela de Abreu Moniz|marceladeabreumoniz@gmail.com|enfermeira|doutora Em Ciências|professora Adjunta|universidade Federal Fluminense ; Mayara Pacheco da Conceição Bastos||estudante de Enfermagem|acadêmica Bolsista do Programa de Educação Tutotrial - Pet/sesu/mec|estudante de Enfermagem|universidade Federal Fluminense ; Gisele de Lima Neves||estudante de Enfermagem|acadêmica Bolsista do Programa de Educação Tutotrial - Pet/sesu/mec|estudante de Enfermagem|universidade Federal Fluminense ; Naiély França dos Santos||estudante de Enfermagem|acadêmica Bolsista do Programa de Educação Tutotrial - Pet/sesu/mec|estudante de Enfermagem|universidade Federal Fluminense ; Victor Matheus Santos Splitter de Campos||estudante de Enfermagem|acadêmico Bolsista do Programa de Educação Tutotrial - Pet/sesu/mec|estudante de Enfermagem|universidade Federal Fluminense

Resumo:
**Introdução:** Considerando a complexidade e diferentes contextos do processo de cuidar, o projeto VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde), criado em 2002 pela parceria entre Ministério da Saúde e Rede Unida, propicia aos participantes uma imersão no cotidiano de trabalho no Sistema Único de Saúde e suas políticas, contribuindo para uma formação mais humanizada e consequentemente profissionais mais comprometidos e éticos politicamente.** Objetivos: **Discorrer acerca das contribuições que o projeto VER-SUS oportunizou aos viventes. **Metodologia: **Trata-se de um relato de experiência sobre as vivências no projeto VER-SUS 2017/18, desenvolvido na Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI. **Resultados e Discussões:** A vivência se deu entre os dias 25 de janeiro à 02 de fevereiro de 2018 na UNIVALI, participaram 66 estudantes/professores de 07 diferentes cursos. Os alunos ficaram concentrados fazendo atividades de formação teórica e depois foram para os cenários de prática em três municípios: Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú. Além disso houve diariamente rodas de conversa e dinâmicas para discussão sobre as diferentes realidades vivenciadas e os desafios da formação em saúde para o SUS. **Considerações Finais:** Com os dias de formação pudemos compreender e aprimorar nossos conhecimentos acerca do SUS no processo de cuidado, renovando o desejo de trabalhar em prol da saúde pública. Vale ressaltar também que foi de suma importância acontecer essa vivência de modo multidisciplinar, pelo fato de propiciar a discussão entre diferentes áreas, nas quais tem um objetivo em comum específico, cuidar do ser integralmente.


Referências:
1 - Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão de Educação na Saúde. VER-SUS Brasil: Caderno de Textos. Brasília: Ministério da Saúde; 2004.