Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2272687


2272687

Precarização do trabalho em serviço de atendimento móvel de urgência: repercussões para a saúde do trabalhador

Autores:
Elias Barbosa de Oliveira|eliasbo@oi.com.br|enfermeiro|doutor Em Enfermagem|professor Associado|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Daniel da Silva Granadeiro|nielump@hotmail.com|enfermeiro|mestre Em Enfermagem|professor Assistente|universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo:
**Introdução:** a enfermagem gerontológica designa os cuidados preventivos e de promoção à saúde das pessoas que envelhecem, enquanto enfermagem geriátrica designa os cuidados dirigidos às pessoas idosas doentes ou institucionalizadas. O conhecimento do processo de envelhecimento é essencial para planejamento da assistência de enfermagem, visando a promoção da saúde, a longevidade, a independência ao nível mais elevado de desempenho da pessoa idosa. **Objetivos:** traçar o perfil da enfermeira na assistência ao idoso e analisar a sua percepção quanto a importância da capacitação no cuidado ao idoso em uma unidade de internação geriátrica. **Método:** estudo qualitativo, desenvolvida em uma unidade de internação geriátrica numa instituição filantrópica em Salvador/Ba. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com 09 enfermeiras de assistência aos idosos em reabilitação, clinico e terminal. As entrevistas foram analisadas através da análise de conteúdo. **Resultados**: as enfermeiras tinham uma idade média entre 23 e 36 anos e a maioria relatou experiência com idoso em outra instituição. Duas enfermeiras tinham menos de um ano de experiência com idosos, 4 enfermeiras tinham de um a três anos e 03 enfermeiras tinham acima de três anos. Duas categorias foram elencadas: conhecimento da enfermagem gerontogeriátrica e significado de cuidar de um idoso. A capacitação gerontogeriátrica proporciona um cuidado embasada na ética, incluindo o conhecimento teórico e prático, com um olhar holístico, considerando os aspectos biopsicossociais e espirituais vivenciados pelo idoso e pela família enquanto cliente da enfermagem. **Considerações finais**: a capacitação conduz o agir da enfermeira na compreensão da necessidade de entendimento do processo do envelhecer, no entanto, o cuidar em enfermagem gerontogeriátrica deve ser delineada pelas vivências, experiências e valores adquiridos no decorrer de sua trajetória profissional. **Implicações para a enfermagem**: a especialização em enfermagem gerontogeriátrica favorece uma melhor compreensão da ação do profissional diante das alterações biopsicofisiológica do idoso.


Referências:
1. Freitas, EV et al. Tratado de geriatria e gerontologia. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. 2. Leite MT, Gonçalves LHT. A Enfermagem Construindo Significados a partir de sua Interação Social com Idosos Hospitalizados. Texto Contexto Enferm. 2009; 18(1): 108-15. 3. Prochet TC, Silva MJP. Situações de desconforto vivenciadas pelo idoso hospitalizado com a invasão do espaço pessoal e territorial. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2008; 12 (2): 310 - 5.