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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2262296


2262296

A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE UM GRUPO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A MORTE E O PAPEL DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE ENFERMAGEM NA MORTE E MORRER

Autores:
Maria Aparecida Fernandes|cida_ferrugem@yahoo.com.br|enfermeiro(a)|especialização Em Docência Em Enfermagem (emandamento)|docente|unyleya ; Roberta Evaldt Borges|robertaborges2112@hotmail.com|acadêmico(a) de Enfermagem|graduando(a)|estudante|unesc ; Glaucia de Oliveira|glauciafelicidade@hotmail.com|enfermeiro(a)|graduação|enfermeiro(a)|estácio ; Aline Gonçalves|inegoncalves@yahoo.com.br|enfermeiro(a)|especialização Em Sistematização Na Assistência (em Andamento)|enfermeiro(a)|escola de Saúde Publica Prof. Osvaldo de Oliveira Maciel ; Karina Cardoso Gulbs|karina@unesc.net|enfermeiro(a)|dra|docente|unesc ; Mágada Tessmann|magada@unesc.net|enfermeiro(a)|dra|docente|unesc

Resumo:
OFICINAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO: relato de experiência **Introdução:** O setor educacional pode ser um aliado importante para a concretização de ações de promoção da saúde voltadas para o fortalecimento das capacidades dos adolescentes para a tomada de decisões favoráveis à sua saúde.  Neste sentido entendemos a relevância de ações direcionadas à saúde dos adolescentes, assim como sua significância para a geração futura. **Objetivo:** relatar experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem no desenvolvimento de rodas de conversas com adolescentes em um espaço promotor de saúde, a escola. **Método:** Estudo qualitativo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado através de Roda de Conversa com a temática Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), envolvendo adolescentes do ensino médio, discentes e docentes de graduação em uma Escola da rede estadual de ensino de Macapá-AP, no segundo semestre de 2017. **Resultados e discussões:** Foi evidenciado a necessidade de adoção de práticas educativas de caráter informativo, dialogado e simplificado com coparticipação dos adolescentes para que estes sintam-se envolvidos diretamente e entendam a responsabilidade para com sua saúde pelo exposto observou-se a importância da articulação dos serviços de saúde com o setor educação, através das as escolas. **Conclusão:** Mediante a experiência vivenciada com os adolescentes, em meio as informações discorridas, evidenciou-se então a importância diante do dialogo sem tabus com os estudantes, evidenciando a necessidade de adoção de práticas educativas dialogadas capazes de promover a ativa participação dos adolescentes para que estes se sintam protagonistas e tenham condições de melhorar sua qualidade de vida. **Contribuições e implicações para a enfermagem: **O envolvimento de profissionais de enfermagem na promoção de saúde nas escolas é fundamental para a prevenção de diversos agravos à saúde de adolescentes **Descritores:** Saúde do Adolescente, Promoção da saúde, Promoção da Saúde em Meio Escolar. BRASIL. Ministério da Saúde. **Promoção da Saúde:** Declaração de Alma-Ata, Carta de Otawa, Declaração de Adelaide, Declaração de Sundsvall, Declaração de Santafé de Bogotá, Declaração de Jacarta, Rede de Megapaíses e Declaração do México. Brasília, 2001. SÍCOLI, J. L., NASCIMENTO, P. R. Health promotion: concepts, principles and practice, Saúde, Educ, v.7, n.12, p.91-112, 2003. SÍCOLI, J. L., NASCIMENTO, P. R. Health promotion: concepts, principles and practice, Saúde, Educ, v.7, n.12, p.91-112, 2003.


Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Promoção da Saúde: Declaração de Alma-Ata, Carta de Otawa, Declaração de Adelaide, Declaração de Sundsvall, Declaração de Santafé de Bogotá, Declaração de Jacarta, Rede de Megapaíses e Declaração do México. Brasília, 2001. SÍCOLI, J. L., NASCIMENTO, P. R. Health promotion: concepts, principles and practice, Saúde, Educ, v.7, n.12, p.91-112, 2003. SÍCOLI, J. L., NASCIMENTO, P. R. Health promotion: concepts, principles and practice, Saúde, Educ, v.7, n.12, p.91-112, 2003.