2222885 | Perda de Cateter Central em Unidades Pediátricas: Retrospectiva de um ano do Indicador | Autores: Sumaya Hillana Santos|sumayahillana@gmail.com|enfermeira|bacharel Em Enfermagem|enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Chc-ufpr|faculdades Pequeno Príncipe ; Sabrina de Souza|elessandrabitencourt@gmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem Pelo Programa de Pós-graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (pen/ufsc)|enfermeira da Uti-neonatal do Chc/ufpr.|universidade Federal de Santa Catarin ; Andreia Tomazoni|elessandrabitencourt@gmail.com|enfermeira|doutoranda Em Enfermagem Pelo Pen/ufsc.|enfermeira da Uti-neonatal do Chc/ufpr.|universidade Federal de Santa Catarina ; Elessandra Souza Bitencourt|elessandrabitencourt@gmail.com|enfermeira|mestranda do Programa de Pós Graduação Em Saúde da Criança E do Adolescente da Ufpr|coordenadora do Grupo Interno da Qualidade da Unidade de Pediatria (uniped-chc-ufpr)|universidade Fed ; Tânia Maria Araújo|sumayahillana@gmail.com|enfermeira|especialista Em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica E Neonatal|enfermeira Especialista da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica-chc-ufpr|universidade Federal do Paraná ; Isabelle Cristina Severino Stambulk|sumayahillana@gmail.com|enfermeira|bacharel Em Enfermagem|enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Chc-ufpr|universidade Federal do Paraná |
Resumo: Introdução: A simulação permite aos alunos aplicar o conhecimento adquirido,
aumentando suas competências através de tarefas ou treinamentos, e assim,
desenvolver habilidades de comunicação, tomada de decisão, e trabalho em
equipe 1 . Como estratégia de ensino, a simulação possibilita que os sujeitos
experimentem a reprodução de um evento real com o propósito de aprender,
praticar, entender ou avaliar essas situações 2 . Objetivos: Identificar o
efeito da
simulação no conhecimento dos estudantes sobre ressuscitação
cardiopulmonar. Método: estudo quase-experimental, tipo antes e depois de
uma intervenção. Utilizou-se simulação de ressuscitação cardiopulmonar. A
coleta dos dados ocorreu em 6 oficinas simuladas entre os meses de abril e
junho de 2016, após aprovação em comitê de ética em pesquisa (protocolo nº
1.442.360). Resultados: Participaram do estudo 31 estudantes, a maioria do
sexo feminino (87,1%), com idade entre 18 e 25 anos (84%), natural do Rio de
Janeiro (58,1%) e cursando o terceiro ano (51,6%). Observou-se influência da
simulação nas respostas dos sujeitos. Conclusão: Foi possível verificar
crescimento no conhecimento dos estudantes sobre a ressuscitação
cardiopulmonar após a simulação clínica no laboratório. Implicações para a
Enfermagem: as habilidades adquiridas com a simulação podem propiciar ao
estudante de enfermagem a correlação dos conteúdos discutidos na sua
formação com o treino de habilidades específicas, auxiliando no aprendizado e
permitindo, com isso, uma atuação mais segura no contexto da emergência.
Referências: 1. Lestander ö, Lehto N, Engström Ä. Nursing students´ perceptions of learning after high fidelity simulation: Effects of a Three-step Post-simulation Reflection Model. Nurse Educ Today. 2016 May;40:219-24. doi: 10.1016/j.nedt.2016.03.11
2.Khalaila R. Simulation in nursing education: an evaluation of students´ outcomes at their first clinical practice combined with simulations. Nurse Educ Today. 2014 Feb;34(2):252-8. doi:10.1016/j.nedt.2013.08.015. |