Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2221967


2221967

IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA DURANTE O INTERNAMENTO EM UTI NEONATAL

Autores:
Rosália Teixeira Luz|rosluz@gmail.com|enfermeira|doutoura|docente|universidade Estadual do Sudoeste da Bahia ; Talita Brito Silva|bs.talita@hotmail.com|graduanda Em Enfermagem|discente|discente|universidade Estadual do Sudoeste da Bahia ; Diana de Souza Lima|diana.l02@hotmail.com|graduanda Em Enfermagem|discente|discente|universidade Estadual do Sudoeste da Bahia ; Joana Angelica Andrade Dias|rosluz@gmail.com|enfermeira|doutoranda|docente|universidade Estadual do Sudoeste da Bahia ; Zulmerinda Meira Oliveira|zulmerindameira@bol.com.br|enfermeira|doutoranda|docente|universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo:
Introdução: Um dos principais agentes estressores e depressores é a inserção no ambiente acadêmico, gerando ansiedade e mal aproveitamento do aluno no curso. O “Correio Amigo” integra o Projeto CHAMA, que visa promover o acolhimento de calouros no ambiente acadêmico. Objetivo:. Relatar a experiência do “Correio Amigo” entre calouros e professores do Curso de Enfermagem de uma instituição pública de Curitiba durante o segundo semestre de 2018. Método: O “Correio Amigo” consiste na troca de cartas de forma anônima entre estudantes e/ou professores, sobre assunto do interesse da dupla. Cada participante escolhe um codinome que será utilizado para enviar ou responder uma carta. A mesma deverá ser depositada e retirada em uma caixa de correio localizada na Secretaria da Coordenação do Curso ou em outro local a ser definido. Para divulgação do Correio Amigo foram distribuídos cartazes e cartas com perguntas e frases atrativas por todo o prédio do Curso de Enfermagem.Participaram X alunos e Y professores. Resultados: Todos os calouros escreveram cartas comentando das angustias e medos que teriam na vida acadêmica. Os professores responderam aleatóriamente com frases de motivação e boas-vindas à universidade. O feedback foi positivo e tanto os alunos quanto professores gostaram da iniciativa.  Conclusão: É possível criar um ambiente acolhedor no âmbito acadêmico com ações básicas, como a troca de cartas entre as pessoas, e que influenciam diretamente na saúde mental do estudante, reduzindo os estressores e depressores que atrapalham seus anos de graduação.


Referências:
CASSEPP, D.M.; SILVA, J.C. Ansiedade no âmbito universitário: relatos de alunos atendidos em um núcleo de apoio acadêmico. Universidade de Santa Cruz do Sul. Disponível em: https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/jornada_psicologia/article/viewFile/14517/2979