Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2217868


2217868

Utilização dos métodos não farmacológicos para alivio da dor no trabalho de parto por mulheres em uma maternidade pública de Curitiba

Autores:
Daysa Araújo Ferreira Pinto||.|.|.|.

Resumo:
**Introdução:** O brinquedo terapêutico (BT), colabora efetivamente para o desenvolvimento emocional, mental e social, prepara as crianças hospitalizadas para procedimentos diminuindo o estresse e ansiedade, além de permitir que metas de assistências de enfermagem sejam elaboradas1.  **Objetivo:** Relatar a experiência dos acadêmicos de enfermagem quanto à elaboração de um brinquedo e sua aplicação na técnica do brinquedo terapêutico. **Mé****todo:** Trata-se de um relato de experiência, analítico, descritivo quanto a reflexão dos acadêmicos de enfermagem sobre a elaboração de um brinquedo e uso como BT. **Resultados:** 1. Construção do brinquedo: confeccionado dois bonecos, cujo nome era Miguel e Vitória, indicada para faixa etária de 03 à 07 anos. Foi utilizado para elaboração dos bonecos, tecido de algodão, fios, lãs, E.V.A coloridos e velcro. Estes bonecos foram elaborados sem faces para montar expressões, permitido que a criança expresse livremente sentimentos de raiva, tristeza, ansiedade, alegria, compressão, esperança, amor, cansaço e afetividade. 2. Utilizando no ambiente hospitalar:  a fácil adesão da criança com o boneco Miguel e Vitória favoreceu à pratica do BT durante as atividades no hospital, permitindo identificar os sentimentos das crianças hospitalizadas através da montagem da expressão facial no boneco e reconhecendo como a criança sentia-se naquele momento da internação. **Conclusão: **Foi uma experiência construtiva, pois a partir da criação do boneco e sua utilização como BT verificou-se a melhor cooperação e compreensão das crianças para realização dos procedimentos e a expressão de seus sentimentos. **Contribuições para enfermagem: **A construção de um brinquedo e sua aplicação na prática com as crianças internadas é pertinente e sincroniza o conhecimento teórico – prático do graduando.


Referências:
1Buyuk ET, Bolişik B. The effect of preoperative training and therapeutic play on children’s anxiety, fear, and pain. Journal of Pediatric Surgical Nursing. Abril/Junho 2015 - Volume 4 - Issue 2; p 78-85.