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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2206192


2206192

CLIMA DE SEGURANÇA E PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIA ENTRE ENFERMEIROS DE UM CENTRO CIRÚRGICO

Autores:
Flávia Duarte dos Santos Buso|flavinha_denf@yahoo.com.br|enfermeira|mestranda Em Atenção À Saúde|técnico Administrativo|universidade Federal de Uberlândia ; Márcia Marques dos Santosfélix|mm-sf@hotmail.com|enfermeira|doutora Em Ciências|aluna|universidade Federal do Triângulo Mineiro ; Antônio José de Lima Júnior|juga08@yahoo.com.br|enfermeiro|doutorando|técnico Administrativo|universidade Federal de Uberlândia ; Maria Beatriz Guimarães Ferreira|mariabgfo@gmail.com|enfermeira|doutora Em Ciências|docente|universidade Federal de Uberlândia

Resumo:
**Introdução** A monitoria de portfólio faz parte do processo para discentes em fase inicial de aprendizado, auxilia sua utilização, traz explicações reflexivas e realiza trocas de experiências, evidencia referencias, fazendo o processo não se tornar apenas um arquivo, e sim competências e habilidades para enfermeiros generalistas¹. **Objetivos** O objetivo foi relatar a utilização por duas discentes-monitora de portfólio, na avaliação do processo ensino-aprendizagem, de forma a atingir formações justas e significantes, auxiliando discentes em processo de aprendizado, considerando-se fundamental uma vertente crítica e reflexiva. **Métodos** Desenvolvido por meio de fundamentação teórica e rodas de conversas com discentes e duas discentes-monitoras. Trata de um relato de experiência, vivido por acadêmicas do nono semestre da FEn UFPEL, participantes de um projeto de extensão. **Resultados e Discussões** Através de rodas de conversa em 10 encontros, com 46 discentes do segundo semestre, tornou-se possível revisar dados fundamentais para escrita organizada e contextualizada, mostrando cenários que o discente se encontra para que sua utilização atinja objetivos e auxilie no processo ensino/aprendizagem. A utilização desse instrumento no processo educativo está em concordância com a proposta político-pedagógica do curso de Enfermagem, contribuindo para a enfermagem quanto a tornar o ensino prático, um campo de aprendizado significativo por meio da vivência de práticas de ensino, bem como, aprimorar a formação dos estudantes e a qualidade de escrita e argumentações cientifica. **Considerações Finais** Pode-se inferir que o sucesso depende da aceitação e participação dos interessados. Se não houver dialogo, disciplina e rigor, o portfólio passa ser desvirtuado. É necessário que os envolvidos aceitem experimentar sua utilização e avaliar as possibilidades desse recurso².


Referências:
Referências ¹Villas Boas, BMF. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus; 2010. ²Moretto, VP. Prova: um momento privilegiado de estudo. Rio de Janeiro: DP&A; 2002.