Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2169921


2169921

AVALIAÇÃO DE TRABALHADORES RURAIS DO INTERIOR DE RONDÔNIA QUANTO AO USO DE AGROTÓXICOS E IMPACTOS À SAÚDE

Autores:
Aline de Souza Coelho|alinecoelho1994@gmail.com|estudante de Graduação|ensino Superior Incompleto|estudante|centro Universitário Luterano de Ji-paraná ; Daiany Cristina Gil Glioli Custodio|daianycgcustodio@gmail.com|estudante de Graduação|ensino Superior Incompleto|estudante|centro Universitário Luterano de Ji-paraná ; Giselle Cristina Andrade Pereira|gisellekrintina@yahoo.com.br|enfermeira|mestre Em Meio Ambiente E Sustentabilidade|preceptora|faculdade Pitágoras ; Pâmella Polastry Braga Amaral|pamellapolastry@gmail.com|estudante de Graduação|ensino Superior Incompleto|estudante|centro Universitário Luterano de Ji-paraná ; Valéria Pinheiro de Novaes|valnovaes23@gmail.com|estudante de Graduação|ensino Superior Incompleto|estudante|centro Universitário Luterano de Ji-paraná ; Hosana Nolasco dos Santos Alves|hosananolascoalves@gmail.com|enfermeira|mestre Em Saúde Coletiva|docente|centro Universitário Luterano de Ji-paraná

Resumo:
**Introdução**: O brinquedo terapêutico é uma ferramenta de cuidado utilizada pelo enfermeiro com o objetivo de explicar às crianças os procedimentos a que serão submetidas, além de permitir a expressão de sentimentos e aliviar o desconforto, o estranhamento e a ansiedade vivenciada durante a hospitalização1-2. **Objetivo**: Relatar a experiência do uso do brinquedo terapêutico, por duas acadêmicas de enfermagem, na unidade de internação infantil. **Método**: Relato de experiência sobre o uso do brinquedo terapêutico instrucional no cuidado de enfermagem à criança hospitalizada e sua família, no decorrer das atividades teórico-práticas da disciplina de pediatria, semestre 2018/1, da Universidade Federal de Santa Catarina. **Resultados**: Percebeu-se que após o uso do brinquedo terapêutico, houve maior adesão das crianças aos cuidados prestados pela enfermagem, tais como: aceitação de medicamentos orais, aferição de sinais vitais e realização do exame físico. **Conclusão**: O uso do brinquedo terapêutico no hospital mostrou-se uma ferramenta importante para a prática de cuidado do enfermeiro que atua na pediatria, sendo uma maneira lúdica de empoderar e explicar às crianças sobre os cuidados prestados. Para as acadêmicas foi uma oportunidade de desenvolver e praticar a empatia e o cuidado humanizado. **Contribuições para a Enfermagem**: O brinquedo terapêutico propicia o cuidado de enfermagem individualizado, especializado e humanizado, fortalecendo a prática de cuidado do enfermeiro.


Referências:
1.Barreto LMSC, Maia EBS, Depianti JRB, Mello LL, Ohara CVS, Ribeiro CA. Dando sentido ao ensino do Brinquedo Terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem. Esc Anna Nery 2017;21(2):e 20170038. 2.Marques DKA, Silva KLB, Cruz DSM, Souza IVB. Benefícios do brinquedo terapêutico: visão dos enfermeiros de um hospital infantil. AHS 2015;22(3).