2169431 | A PROTAGONIZAÇÃO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM INTERFACE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ENFERMEIRO. | Autores: Vitoria Souza Dias|vitoria.souza.dias@hotmail.com|acadêmica Em Enfermagem|acadêmica Em Enfermagem|acadêmica Em Enfermagem|centro Universitário Uniabeu ; Patrícia da Silva Reis|pati_reis92@hotmail.com|acadêmica Em Enfermagem|acadêmica Em Enfermagem|acadêmica Em Enfermagem|centro Universitário Uniabeu ; Adriana Guedes da Silva|aguedes30051978@gmail.com|acadêmica Em Enfermagem|acadêmica Em Enfermagem|acadêmica Em Enfermagem|centro Universitário Uniabeu ; Laressa Correa Gonçalves|laressa.cgoncalves@gmail.com|acadêmica Em Enfermagem|acadêmica Em Enfermagem|acadêmica Em Enfermagem|centro Universitário Uniabeu ; Marilda Andrade|marildaandrade@uol.com.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|vice-diretora|escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Uff |
Resumo: **Ações educativas direcionadas à amamentação no pré-natal de alto risco: relato de experiência**
Cinthia Martins Menino Diniz, Juliana da Silva Nogueira Carvalho, Priscila
Mendonça Carneiro da Silva, Liliana Ferreira Gomes, Raquel da Silva Menezes,
Cleide Maria Pontes.
O leite materno é o alimento mais completo e seguro para crianças até seis
meses de vida. A educação em saúde desenvolvida de maneira horizontal,
dialógica, problematizadora pode influenciar positivamente na decisão de
amamentar e superar possíveis dificuldades1-2. **Objetivo:** Descrever ações
de educação em saúde de incentivo ao aleitamento materno. **Método: **Rodas
educativas realizadas no pré-natal de alto risco do Hospital das Clínicas da
Universidade Federal de Pernambuco por meio de dinâmicas, jogos e escuta ativa
sobre amamentação, centrados nos constructos de Paulo Freire. **Resultados:**
A partir dos discursos, são identificados temas-chaves para (re)construção do
conhecimento sobre amamentação, manejo, mitos, dificuldades, volta ao
trabalho, conciliação com as atividades diárias. **Conclusão**: As rodas
educativas conseguem aproximar profissionais, gestantes e seus familiares,
possibilitando a ressignificação de amamentar e a importância do apoio dos
atores da rede social. **Contribuições para a Enfermagem: **Implementação de
ações de educação em saúde para promoção da amamentação com envolvimento
coletivo, democrático, participativo e multidisciplinar.
**Descritores: **Aleitamento Materno; Educação em Saúde; Promoção da Saúde.
**Referências: **
1- Brasil. Ministério da Saúde. Saúde da Criança: nutrição infantil.
Aleitamento Materno e Alimentação complementar. Caderno de Atenção Básica, n
23. Brasília-DF, 2009.
2- Linhares, F. M. P., Pontes, C.M., Osório, M.M. Construtos teóricos de Paulo
Freire norteando as estratégias de promoção à amamentação. Rev. Bras. Saúde
Matern. Infant., Recife, 14 (4): 433-439 out. / dez., 2014.
Referências: 1- Brasil. Ministério da Saúde. Saúde da Criança: nutrição infantil. Aleitamento Materno e Alimentação complementar. Caderno de Atenção Básica, n 23. Brasília-DF, 2009.
2- Linhares, F. M. P., Pontes, C.M., Osório, M.M. Construtos teóricos de Paulo Freire norteando as estratégias de promoção à amamentação. Rev. Bras. Saúde Matern. Infant., Recife, 14 (4): 433-439 out. / dez., 2014. |