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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2147099


2147099

OFICINAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO: relato de experiência

Autores:
Jenyffer Jackline dos Santos Rodrigues|jack_jeni@hotmail.com|estudante|graduando|estudante|universidade Federal do Amapá ; Silly Emanuela do S. das M. Marques|jack_jeni@hotmail.com|estudante|graduando|estudante|universidade Federal do Amapá ; Ana Karolina O. Moura|jack_jeni@hotmail.com|estudante|graduando|estudante|universidade Federal do Amapá ; João Lucas Barbosa Magalhães|jack_jeni@hotmail.com|estudante|graduando|estudante|universidade Federal do Amapá ; Luzilena de Sousa Prudêncio|jack_jeni@hotmail.com|enfermeira|doutora Em Saúde Coletiva|professora|universidade Federal do Amapá

Resumo:
Introdução: A avaliação da cultura de segurança constitui uma importante forma de diagnóstico institucional que pode direcionar o planejamento de ações de melhoria na segurança do paciente. A variabilidade de idades e suas especificidades fisiológicas, além da incapacidade de questionar os cuidados prestados fazem com que os pacientes pediátricos estejam mais vulneráveis à eventos adversos1. Objetivo: Analisar as dimensões da cultura de segurança do paciente em uma unidade de internação pediátrica.  Método: Estudo transversal, quantitativo tipo survey, realizado em um hospital privado do sul do país, de outubro-dezembro/2015. O instrumento Hospital Survey on Patient Safety Culture (versão brasileira) foi aplicado, permitindo a avaliação das dimensões de segurança como Fracas (<50%), Neutras (51 à 75%) e Fortes (>75%). Resultados: Participaram 21 profissionais (5 médicos, 1 fisioterapeuta, 7 enfermeiros, 6 técnicos e 2 auxiliares de enfermagem). Não houveram dimensões Fortes. Aquelas com melhor avaliação foram: Expectativas e ações promotoras de segurança dos supervisores/gerentes” (74,70%) e “Aprendizado organizacional, melhoria contínua” (72,58%)”. Seis dimensões foram consideradas Fracas, onde “Respostas não punitivas ao erro” (20,97%) obtive menor avaliação.  Conclusão: Apesar do reconhecimento de alguns aspectos positivos pela equipe, a cultura punitiva mostra-se muito forte nesta unidade, o que pode dificultar o estabelecimento de um ambiente seguro ao paciente pediátrico. Implicações para a Enfermagem: O diagnóstico da cultura de segurança em  unidades pediátricas pode contribuir para o adequado entendimento de riscos à segurança, assim como o estabelecimento de ações que oportunizem uma cultura  justa.


Referências:
1.Wagner W, Silva MVM, Pérez MA, Bandeira LE, Frantz E, Botene DZA, Pedebron CM. Segurança do paciente no cuidado à criança hospitalizada: evidências para enfermagem. Rev. Gau. Enf. 2017;38(1)