2113341 | EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS RESPONSABILIDADES MÍNIMAS DA ATENÇÃO BÁSICA | Autores: Liane Teresinha Schuh Pauli|pauli@usp.br|enfermeira|pós Doutorado Em Políticas Públicas de Saúde Pela Fiocruz - Brasília|docente Aposentada do Curso de Enfermagem|universidade de Santa Cruz do Sul (unisc) ; Anelise Miritz Borges|amiritz@unisc.br|enfermeira|doutorado Pelo Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (furg)|docente do Curso de Enfermagem|universidade de Santa Cruz do Sul (unisc) ; Daniela Teixeira Borges|med.dani@hotmail.com|médica|mestrado Em Envelhecimento Humano Pela Universidade de Passo Fundo (upf/rs)|docente do Curso de Medicina|universidade de Passo Fundo ; Clauceane Venzke Zell|clauceane@unisc.br|médica|lato Sensu Em Saúde Pública Pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul E Em Geriatria E Gerontologia Pela Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul.|docente do Curso de Medicina|universidade D ; Louana Theisen||enfermeira|especialização Em Sistemas E Serviços de Saúde Pela Universidade de Santa Cruz do Sul (unisc) E Urgência, Emergência E Trauma Pelo Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios (ibgen)|enfermeira|universidade de Santa Cruz do Sul ( ; Nestor Pedro Roos|nroos@unisc.br|enfermeiro|mestrado Em Desenvolvimento Regional Pela Universidade de Santa Cruz do Sul (unisc)|docente do Curso de Enfermagem|universidade de Santa Cruz do Sul (unisc) |
Resumo: INTRODUÇÃO: A avaliação da qualidade metodológica é uma etapa de elaboração da
revisão sistemática, visando excluir estudos de baixa qualidade metodológica e
identificar os pontos fortes e limitações dos estudos incluídos¹. OBJETIVO:
Avaliar a qualidade metodológica dos ensaios clínicos envolvendo analgesia
peridural, com opioide no pós-operatório de cirurgias cardíacas. MÉTODO: Foram
analisados ensaios clínicos randomizados, publicados nas línguas inglesa,
portuguesa e espanhola, entre 1954 e 2018 recuperados por meio de uma revisão
sistemática, conduzida conforme manual do Instituto Joana Briggs(JBI)². A
busca dos estudos foi realizada nas principais bases de dados, com instrumento
padronizado pelo JBI para a avaliação da qualidade metodológica dos artigos
incluídos. RESULTADOS: 408 artigos identificados para a leitura dos títulos e
resumos, selecionados 21 estudos para a leitura na íntegra e três incluídos
para a análise. A qualidade metodológica dos estudos variou de baixa a alta,
com escores de 11/ 13, 9/13 e 5/13. CONCLUSÃO: Em todos os estudos incluídos
para a avaliação crítica não foi explícitado se foi realizado cegamento dos
participantes para alocação do tratamento, sendo um fator que interfere nos
resultados encontrados nos estudos. IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: O
conhecimento das ferramentas de avaliação crítica proporciona ao enfermeiro
confiança nas informações para oferecer uma assistência de qualidade baseada
em evidência científica.
Referências: 1 Lockwood C et al. Synthesizing quantiative evidence. Australia: Joanna Briggs Institute. 2011.
2 Tufanaru C et al. Chapter 3: Systematic reviews of effectiveness. Joanna Briggs Institute Reviewer´s Manual. The Joanna Briggs Institute.2017. Disponível em :https://reviewersmanual.joannabriggs.org/. acesso em : 13. Set.2017. |