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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2087667


2087667

USO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE HABILIDADES MOTORAS EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR

Autores:
Letícia Fernandes Cavalcanti|leticia.fernandesc@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduando|acadêmica de Enfermagem|centro Universitário Padre Albino - Instituto de Ciências da Saúde ; Tatiane Veteri Coneglian|tatiane_veteri@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduando|acadêmica de Enfermagem|centro Universitário Padre Albino - Instituto de Ciências da Saúde ; Jéssica Pagotto Manzano|pagotto.jessica@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduando|acadêmica de Enfermagem|centro Universitário Padre Albino - Instituto de Ciências da Saúde ; Adriani Izabel de Souza Moraes|adriani.moraes@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduando|acadêmica de Enfermagem|centro Universitário Padre Albino - Instituto de Ciências da Saúde ; Maria Cláudia Parro|mcparro@gmail.com|enfermeira|doutora|coordenadora do Curso de Enfermagem|centro Universitário Padre Albino - Instituto de Ciências da Saúde

Resumo:
**Introdução: **O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE) configura-se como um conjunto de condutas que inclui princípios, direitos, responsabilidades e proibições pertinentes aos profissionais de enfermagem, regulamentada pela resolução COFEN n° 311/2007¹ ². **Objetivo: **Relatar a experiência sobre o ensino da ética e legislação no curso de enfermagem. **Metodologia: **Utilizou-se a problematização a partir da observação da realidade, de onde emergiram questões de atitudes profissionais que divergiam de uma atitude ética e humanística no processo de cuidar. Diante dos debates destas questões em sala foi gerado o seguinte questionamento: que fatores estariam associados a uma não atitude ética no processo de cuidar? Com o aprofundamento na literatura, chegou-se a um ponto comum: a importância do ensino da ética para uma atitude humanística no processo de cuidar.** Resultado: **A literatura demonstrou como principal fator a ausência de situações-problemas no processo ensino-aprendizagem que levem o aluno a incorporar tal conteúdo como elemento essencial no seu processo de cuidado. **Conclusão: **Este processo precisa estar permeado de situações problemas, partindo do concreto voltando ao abstrato num movimento dialético, que leve os alunos a buscarem o sentido dos conteúdos para desenvolver o saber ser e o saber conviver. **Contribuições para a Enfermagem: **O desenvolvimento para competências éticas a partir da realidade gera na vida do profissional significado, pois imprime a possibilidade de vivenciar um cotidiano de trabalho pautado nos princípios éticos e humanísticos.


Referências:
1- Conselho Federal de Enfermagem. Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Brasília, 2007. 2- Leite AIT, Claudino HG, Santos SR. A importância de ser ético: Da teoria à prática na enfermagem. Cogitare Enferm., Paraíba, 2009 Jan/Mar; 14(1):172-7.