Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2060145


2060145

Análise da Funcionalidade Familiar em Famílias de Idosos com Deficiência Física depois da Aplicação de um Programa de Cultural em Colômbia.

Autores:
Nathalya Casallas Hernandez|ncasallash@unal.edu.co|enfermeira|mestre Em Enfermagem Com Ênfases Em Saúde Familiar|doutoranda Em Enfermagem|universidade Federal de Minas Gerais ; Vilma Florisa Velásquez Gutiérrez|vvelasquez@unal.edu.co|enfermeira|mestre Em Enfermagem|professora Associada|universidad Nacional de Colombia

Resumo:
**Introdução: **A síndrome de Stevens – Johnson é uma resposta de um quadro fisiopatológico de uma afecção inflamatória aguda, febril e autolimitada; essa síndrome é desenvolvida após o uso de medicações ou ocorrências de infecções; apresentam reações mucocutâneas resultante de hipersensibilidade a fatores variados¹.** Objetivos:** Apresentar a assistência de enfermagem a um paciente com Síndrome de Stevens – Johnson.** Metodologia:** Estudo descritivo do tipo relato de caso que compreendeu as seguintes etapas: observação, levantamento, registro de dados e prestação de assistência ao paciente, ocorrido no mês de julho de 2018 na UTI do Hospital Municipal de Imperatriz, na cidade de Imperatriz – MA. Baseado na Teoria da Adaptação de Callista Roy, que fundamento o cuidado: na pessoa, ambiente, saúde e a enfermagem.² **Resultados: **L.H.C.O, 58 anos, sexo feminino, apresentou Síndrome de Stevens – Johnson devido ao uso de Hindantal, após avaliação geral observou – se Glasgow 4, desidratação de pele (3+/4+), presença de maculas por toda região corporal. Dieta enteral hiperprotéica via sonda nasogástrica, diurese presente via sonda vesical de demora e evacuações ausentes, quanto a respiração, realizando ventilação mecânica via intubação orotraqueal. Os diagnósticos de enfermagem levantados foram: risco de choque relacionada a infecção; troca de gases prejudicadas caracterizada por padrão respiratório anormal e cianose.  As intervenções de enfermagem foram: promover isolamento infecioso, realizar controle ácido- básico, realizando gasometria, realizar controle de ventilação mecânica. **Conclusão:** Mediante o estudo realizado, conclui-se, portanto que a assistência em enfermagem é essencial para acompanhar, tratar e influenciar diretamente na adaptação do processo saúde do cliente. **Implicação para Enfermagem**: Uma assistência de enfermagem sistematizada, baseada em evidências científicas e atenta permite prever e intervir em situações de risco, proporcionando conforto e aumento da qualidade de vida do paciente.


Referências:
¹ EMERICK, Mariane Ferreira Barbosa et al. Síndrome de Stevens-Johnson e Necrólise Epidérmica Tóxica em um hospital do Distrito Federal. Revista Brasileira de Enfermagem, [s.l.], v. 67, n. 6, p.898-904, dez. 2014. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2014670606. ² GEORGE, Julia B.. Teorias de Enfermagem: Os fundamentos à prática profissional. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. 375 p.