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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2056302


2056302

Dificuldades vivenciadas por enfermeiros no trabalho da Estratégia Saúde da Família(ESF) rural

Autores:
Arleusson Ricarte de Oliveira|leussonricarte@gmail.com|estudante de Pós-graduação|mestrado|enfermeiro|universidade Federal de Campina Grande ; Soraya Maria de Medeiros|sorayamaria@hotmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora|universidade Federal do Rio Grande do Norte ; Francisco Tobias Moreira Rodrigues|tobiasrodrigues@hotmail.com|enfermeiro|especialista Em Saúde da Família|enfermeiro|hospital de Emergência Etrauma de Campina Grande/pb ; Ana Elisa Pereira Chaves|aepchaves@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora|universidade Federal de Campina Grande ; Yanna Gomes de Sousa|yanna_gomes@yahoo.com.br|enfermeira|mestre Em Enfermagem|professora|faculdades Integradas de Patos

Resumo:
**Introdução**: Em todo o mundo, nascem por ano em média 20 milhões de bebês pré-termo e de baixo peso. Neste contexto, o Método Canguru (MC) desponta como uma alternativa para a melhoria dos cuidados prestados ao recém-nascido (RN).1 Dentro desta perspectiva, buscando inserir a família no cotidiano da unidade neonatal, desenvolveu-se um projeto de extensão na unidade neonatal de um Hospital Universitário. **Objetivo**: descrever a experiência de atuação no cuidado humanizado ao RN e sua família nas três etapas do MC. **Método**: Trata-se de um relato de experiência, a partir de um projeto de extensão do departamento de Enfermagem. **Resultados:** Durante as atividades na unidade a aluna desenvolve ações de inserção da família na unidade neonatal, acolhimento do RN, orientações e estímulo para o contato pele a pele, auxílio no processo de amamentação, inserção gradativa dos pais nos cuidados com o RN, entre outros cuidados. A experiência da aluna é acompanhada pela supervisão direta das enfermeiras assistenciais e supervisão indireta da docente coordenadora do projeto. Neste percurso é possível conciliar os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso de graduação em enfermagem com a experiência vivida na unidade neonatal. **Considerações Finais: **Atividades de extensão, como estas, são fundamentais para fixação do conteúdo trabalhado nas aulas em situações práticas. Além disso, fomenta na equipe de saúde momentos de reflexão sobre a prática prestada. **Contribuições para a Enfermagem:** Este projeto, de forma indireta, contribuiu também para o desenvolvimento e implementação da política pública de atenção ao recém-nascido.


Referências:
1. Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção humanizada ao recém nascido de baixo peso : Método Canguru : manual técnico. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.