Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2048406


2048406

DISCUTINDO HOMOSSEXUALIDADE COM ADOLESCENTES ESCOLARES: PROMOÇÃO DO VIVER SAUDÁVEL NAS RELAÇÕES

Autores:
Carolina Silva Cunha|carolinaimobvasconcelos@gmail.com|estudante|estudante|estudante|universidade Franciscana - Ufn ; Dielli Arend Teixeira|dielliarend@gmail.com|estudante|estudante|estudante|universidade Franciscana - Ufn ; Sandra Suzana Stankowski|sandrastankowski79@gmail.com|estudante|estudante|estudante|universidade Franciscana - Ufn ; Regina Gema Santini Costenaro|reginacostenaro@gmail.com|enfermeira|doutora|docente|universidade Franciscana - Ufn ; Tatiele Marion|taty_sm_m@hotmail.com|estudante|estudante|estudante|universidade Franciscana - Ufn ; Tamara Leonardi|tamara-leonardi@hotmail.com|estudante|estudante|estudante|universidade Franciscana - Ufn

Resumo:
**Introdução:** Reconhecemos nas tecnologias de informação e comunicação (TIC) um potencial formativo que contribui para a ampliação dos espaços, dos tempos e das práticas pedagógicos. **Objetivo:** Relatar a experiência do uso de tecnologias aplicadas à educação superior, sob o ponto de vista dos professores. **Metodologia:** Trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa, a experiência apresentada é de professores vinculados ao curso de enfermagem de uma Universidade Estadual da região nordeste do Brasil. A TIC foi aplicada na orientação e condução de um projeto de extensão que tem como foco desenvolver ações voltadas a saúde da criança. **Resultados:** No processo de acompanhamento das atividades foi implementado o aplicativo _Trello_ que tem funcionado como um diário de campo compartilhado, o aplicativo permite a criação de um quadro onde os estudantes podem partilhar suas vivências por meio de textos breves, fotos e vídeos. O uso do aplicativo tem promovido uma melhor interação entre os membros participantes, já que os estudantes e os orientadores podem acompanhar e também comentar as ações dos colegas dos seus próprios Smartphones. **Conclusões:** Considerando a grande evolução da tecnologia quanto aos benefícios e importância do seu uso no processo de ensino-aprendizagem, se torna axiomático a necessidade de conscientizar educadores acerca da importante associação das tecnológicas na construção de conhecimento. **Contribuições para a Enfermagem: **A utilização das tecnologias digitais traz novas responsabilidades aos docentes de Enfermagem que, ao se apropriarem dessas ferramentas, se sentem desafiados a aprender não somente os aspectos técnicos, mas também a adequá-los às necessidades do ensino de Enfermagem.


Referências:
Salvador PTCO, Rodrigues CCFM, Lima KYN, Alves KYA, Santos VEP. Uso e desenvolvimento de tecnologias para o ensino apresentados em pesquisas de enfermagem. Rev. Rene. 2015 maio-jun; 16(3):442-50.