Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2034921


2034921

O ADVENTO DA PROFISSIONALIZAÇÃO DA ENFERMAGEM NO BRASIL

Autores:
Natália Pereira Marinelli|enfnatmarinelli@hotmail.com|enfermeira|mestre|professora da Universidade Federal do Piauí|universidade Federal do Piauí ; Mário Lopes Amorim|enfnatmarinelli@hotmail.com|historiador|doutor|professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná|universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo:
**Introdução**: O Processo de Enfermagem (PE) é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de enfermagem e a documentação de sua prática. O PE organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes, são elas: coleta de dados, diagnóstico de enfermagem, planejamento de enfermagem, implementação e avaliação1. **Objetivo Geral****:** Relatar a experiência de acadêmicos e docentes do curso de enfermagem na aplicação do PE em unidade de terapia intensiva (UTI). **Metodologia****:** Estudo descritivo em uma UTI no período do estágio curricular supervisionado, no segundo semestre de 2017. Como instrumento metodológico para orientação do cuidado foi aplicado o PE. Para a coleta de dados utilizou-se um instrumento padronizado pela Universidade e como fonte de dados o prontuário eletrônico e avaliação física do cliente. **Resultados**: A experiência dos acadêmicos em uma UTI proporciona sensações que vão desde o receio de cuidar de pacientes críticos até oportunidade de aprendizado que a unidade oferece. A diversidade de patologias oportunizou a consolidação dos conteúdos aplicados ao PE. Ainda durante a realização do estágio, os acadêmicos desenvolveram um instrumento de passagem de plantão e visita multidisciplinar junto à equipe de enfermeiras. **Conclusões:** A aplicação do PE desvelou-se um estimulo as acadêmicas durante o estágio curricular em UTI em virtude de não estar implantado na unidade, sendo os docentes agentes facilitadores para a execução deste processo. Observamos o importante papel que a universidade possui em superar a dicotomia teoria-prática pela utilização de práticas pedagógicas que possibilitem a contextualização dos conhecimentos nos cenários de atuação profissional. **Contribuições para a enfermagem**: A proposta deste relato visou descrever e reforçar a importância da aplicabilidade deste recurso, trazendo inúmeros benefícios ao cuidado do paciente crítico na UTI, servindo de estímulo para que acadêmicos e enfermeiros busquem maior embasamento técnico-científico, desenvolvendo um olhar clínico assistencial de forma objetiva e individualizada.


Referências:
1. BRASIL. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN 358/2009. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências. Brasília-DF, 15 de outubro de 2009.