Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2030869


2030869

ENDOMETRIOSE: REVISÃO DE LITERATURA

Autores:
Talia Liberdade Brasileira Cavalcante|talialbc@globo.com|enfermeira|mestra|enfermeira; Professora|famep ; Cidianna Emanuelly Melo do Nascimento|cidy_mello@hotmail.com|enfermeira|mestra|professora|famep ; Maria de Fátima Alves da Rocha||enfermeira|bacharel|enfermeira|famep

Resumo:
A escola é um importante local de aprendizagem tanto na área da educação e quanto na vida e saúde dos adolescentes. Entretanto, elas estão juntas quando a questão gira em torno das condições de vida. A sua interação constitui um caminho importante para a conquista da qualidade de vida. O Método de Pesquisa Cuidado em Grupo (MPCG) é definido como um método de cuidado junto à pesquisa, pois cuida e pesquisa simultaneamente e o cuidado se desenvolve em grupo. **Objetivo:** Relatar a experiência vivenciada na operacionalização de um projeto de promoção da saúde com escolares utilizando a metodologia de pesquisa cuidado em grupo. **Metodologia:** Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, acerca da vivência como mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, Universidade Franciscana – UFN. Esta experiência ocorreu no primeiro semestre de 2018, com um grupo de cuidado com adolescentes. Os encontros ocorreram em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada na região Oeste de uma cidade na região central do Rio Grande do Sul. **Resultados e discussões: **Durante os encontros foram realizadas anotações sobre o comportamentos, reações e depoimentos dos adolescentes onde emergiram as seguintes categorias: “Dor da saudade” e “Uso de drogas no convívio familiar”. **Considerações Finais:** Esta metodologia contribuiu para fortalecer as metodologias de cuidados, relacionados principalmente a subjetividade, as relações e as ações em grupo. As reflexões realizadas com a MPCG contribuem para que o pesquisador aprimore seu conhecimento científico, além de potencializar sua maneira de cuidar e ser cuidado. **DESCRITORES: **Educação em Saúde, Adolescente, Enfermagem.


Referências:
1 Brandão CSA. Expectativas sociais e projetos para o futuro: um retrato da juventude paraibana. SBS - XIV Congresso Brasileiro de Sociologia – Sociologia: consensos e controvérsias 28 – 31 de julho de 2009 – Rio de Janeiro. 2 Carvalho FFB. A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas. Physis. vol.25, n.4, pp.1207-1227 2015. 3 Costenaro RGS, Rangel RF, Lacerda MR. Metodologia de pesquisa cuidado em grupo. In Costenaro RGS, Lacerda MR. Quem cuida de quem cuida? Quem cuida do cuidador? Teia de possibilidades de quem cuida. Porto Alegre, Moriá Editora, 2012. 4 COSTENARO, RGS.; LACERDA, MR. Pesquisa Cuidado em grupo. 2016. IN Lacerda MR. Costenaro RGS. Metodologias da Pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria a prática. p.251-272. Porto Alegre: Editorá Moriá. 2016. 5 Costenaro RGS, Castro PM, Stankowki SS. Coleta de Dados em um Grupo de Cuidadods. 2018. IN Lacerda MR. Costenaro RGS. Metodologias da Pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria a prática. p.415-428. Porto Alegre: Editora Moriá. 2018. 6 Assis SG. Encarando os desafios da vida: uma conversa com adolescentes [on line]. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/ENSP/CLAVES/CNPq, 2005. 38p. il. 7 Dias ETDM. Adolescência e morte. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional [on line], SP. Volume 15, Número 2, Julho/Dezembro de 2011. 8 Neves KC, Teixeira MLO, Ferreira MA. Consumo de álcool na adolescência. Esc Anna Nery [on line] 19(2):286-29. 2015.