2030869 | ENDOMETRIOSE: REVISÃO DE LITERATURA | Autores: Talia Liberdade Brasileira Cavalcante|talialbc@globo.com|enfermeira|mestra|enfermeira; Professora|famep ; Cidianna Emanuelly Melo do Nascimento|cidy_mello@hotmail.com|enfermeira|mestra|professora|famep ; Maria de Fátima Alves da Rocha||enfermeira|bacharel|enfermeira|famep |
Resumo: A escola é um importante local de aprendizagem tanto na área da educação e
quanto na vida e saúde dos adolescentes. Entretanto, elas estão juntas quando
a questão gira em torno das condições de vida. A sua interação constitui um
caminho importante para a conquista da qualidade de vida. O Método de Pesquisa
Cuidado em Grupo (MPCG) é definido como um método de cuidado junto à pesquisa,
pois cuida e pesquisa simultaneamente e o cuidado se desenvolve em grupo.
**Objetivo:** Relatar a experiência vivenciada na operacionalização de um
projeto de promoção da saúde com escolares utilizando a metodologia de
pesquisa cuidado em grupo. **Metodologia:** Estudo descritivo, do tipo relato
de experiência, acerca da vivência como mestranda do Programa de Mestrado
Profissional em Saúde Materno Infantil, Universidade Franciscana – UFN. Esta
experiência ocorreu no primeiro semestre de 2018, com um grupo de cuidado com
adolescentes. Os encontros ocorreram em uma Escola Municipal de Ensino
Fundamental, localizada na região Oeste de uma cidade na região central do Rio
Grande do Sul. **Resultados e discussões: **Durante os encontros foram
realizadas anotações sobre o comportamentos, reações e depoimentos dos
adolescentes onde emergiram as seguintes categorias: “Dor da saudade” e “Uso
de drogas no convívio familiar”. **Considerações Finais:** Esta metodologia
contribuiu para fortalecer as metodologias de cuidados, relacionados
principalmente a subjetividade, as relações e as ações em grupo. As reflexões
realizadas com a MPCG contribuem para que o pesquisador aprimore seu
conhecimento científico, além de potencializar sua maneira de cuidar e ser
cuidado.
**DESCRITORES: **Educação em Saúde, Adolescente, Enfermagem.
Referências: 1 Brandão CSA. Expectativas sociais e projetos para o futuro: um retrato da juventude paraibana. SBS - XIV Congresso Brasileiro de Sociologia – Sociologia: consensos e controvérsias 28 – 31 de julho de 2009 – Rio de Janeiro.
2 Carvalho FFB. A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas. Physis. vol.25, n.4, pp.1207-1227 2015.
3 Costenaro RGS, Rangel RF, Lacerda MR. Metodologia de pesquisa cuidado em grupo. In Costenaro RGS, Lacerda MR. Quem cuida de quem cuida? Quem cuida do cuidador? Teia de possibilidades de quem cuida. Porto Alegre, Moriá Editora, 2012.
4 COSTENARO, RGS.; LACERDA, MR. Pesquisa Cuidado em grupo. 2016. IN Lacerda MR. Costenaro RGS. Metodologias da Pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria a prática. p.251-272. Porto Alegre: Editorá Moriá. 2016.
5 Costenaro RGS, Castro PM, Stankowki SS. Coleta de Dados em um Grupo de Cuidadods. 2018. IN Lacerda MR. Costenaro RGS. Metodologias da Pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria a prática. p.415-428. Porto Alegre: Editora Moriá. 2018.
6 Assis SG. Encarando os desafios da vida: uma conversa com adolescentes [on line]. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/ENSP/CLAVES/CNPq, 2005. 38p. il.
7 Dias ETDM. Adolescência e morte. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional [on line], SP. Volume 15, Número 2, Julho/Dezembro de 2011.
8 Neves KC, Teixeira MLO, Ferreira MA. Consumo de álcool na adolescência. Esc Anna Nery [on line] 19(2):286-29. 2015. |