2022418 | PREVENÇÃO AO ESTRESSE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Brenner Kássio Ferreira de Oliveira|brennerkassio@hotmail.com|enfermeiro|especialista|professor Magistério Superior|instituto de Saúde E Biotecnologia - Isb/ufam ; Maxwell Arouca da Silva|maxwell_arouka@hotmail.com|enfermeiro|especialista|professor Magistério Superior|instituto de Saúde E Biotecnologia - Isb/ufam ; Priscilla Mendes Cordeiro|prilla.cordeiro@gmail.com|enfermeira|doutora|professora Magistério Superior|instituto de Saúde E Biotecnologia - Isb/ufam ; Andreina Maciel Sena dos Santos|andreinamaciel2000@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduanda|acadêmica de Enfermagem|instituto de Saúde E Biotecnologia - Isb/ufam ; Alessandra da Silva Carvalho|alessandrasilva936@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduanda|acadêmica de Enfermagem|instituto de Saúde E Biotecnologia - Isb/ufam ; Vanessa Vasconcelos Duarte|redes.adm17@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduanda|acadêmica de Enfermagem|instituto de Saúde E Biotecnologia - Isb/ufam |
Resumo: Introdução: As estratégias de ensino e aprendizagem, como a simulação
realística (SR), vem ganhando espaço na formação acadêmica. Com isso, o uso de
treinadores de tarefas parciais contribui para formação do conhecimento em
enfermagem. No Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacional (DCN), toma como
base para formação em saúde, as diretrizes dos cursos de enfermagem, medicina
e odontologia, estabelecendo a utilização de metodologias que o aluno
participe ativamente na construção do conhecimento. Objetivo: Descrever a
percepção de discentes de enfermagem sobre o _part-task trainer_, como uma
estratégia de aprendizagem na síndrome coronariana aguda. Metodologia: Estudo
descritivo, no formato de relato de experiência, tendo como estratégia de
síntese, uma discussão da atuação de discentes de enfermagem em simulação
realística na síndrome coronariana aguda (SCA), ocorrida no centro de
simulação realística de uma instituição de ensino superior (IES) privada, de
Salvador, Bahia, 2018.2. Uma práxis do bloco urgência e emergência, componente
curricular da matriz. Resultados: O emprego da SR aproxima da prática clínica,
para tal reconhecimento, realizou-se briefing expondo o caso clínico a ser
resolvido, em cenário ambientado como pronto atendimento, contemplando
equipamentos para suporte avançado de vida (SAV). Deu-se o _start no _manequim
- simulador avançado de habilidades médicas, programado com alterações de
cunho: cardiorrespiratória e neurológica, demandando intervenção imediata e
tomada de decisão com uma prática baseada em evidências. No _debrienf_ foram
abordados os acertos e as necessidades de melhorias nas condutas. Conclusão:
Percebe-se que a SR, além de agregar habilidade técnica, possibilita a
articulação do conhecimento prévio com a prática clínica. Implicações para a
Enfermagem: A SR possibilita aos discentes de enfermagem um cuidado com
orientação crítica e resoluta, exigindo dinamismo na aplicação dos
procedimentos. Destacando a liderança do enfermeiro no cuidado do SAV,
especialmente, no direcionamento pessoal da equipe, adequando os processos de
trabalho.
Referências: SOUZA, Elaine Fernanda Dornelas de; SILVA, Amanda Gaspar; SILVA, Ariana Ieda Lima Ferreira da. Active methodologies for graduation in nursing: focus on the health care of older adults. Revista Brasileira de Enfermagem, [s.l.], v. 71, n. 2, p.920-924, 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0150.
LUNNEY, Margaret. Pensamento crítico para o alcance de resultados positivos em saúde: Análise e estudos de caso em enfermagem. São Paulo: Artmed, 2009. 353 p. (NANDA Internacional).
TANNURE, Meire Chucre; PINHEIRO, Ana Maria. Semiologia: Bases Clínicas para o Processo de Enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 266 p. |