2009282 | ENFRENTAMENTO DA DOENÇA POR PACIENTES COM CÂNCER E PERCEPÇÕES FRENTE AO CUIDADO OFERTADO PELA EQUIPE DE SAÚDE | Autores: Emy Graziele Utida|emyutida21@hotmail.com|estudante|graduanda|estudante|universidade Paulista- Unip ; Estela Maris Ribeiro Cardoso|emyutida21@hotmail.com|estudante|graduanda|estudante|universidade Paulista - Unip ; Géssica Fernanda Rodriguês Monção|emyutida21@hotmaill.com|estudante|graduanda|estudante|universidade Paulista - Unip ; Kesley de Oliveira Reticena|emyutida21@hotmail.com|enfermeira|mestre|docente|universidade Paulista - Unip ; Lislaine Aparecida Fracolli|emyutida21@hotmail.com|enfermeira|doutora|docente|universidade de São Paulo - Usp |
Resumo: O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para produção de
materiais didáticos serve como uma ferramenta para facilitar aprendizagem no
ensino clínico para os discentes da Escola de Enfermagem da Universidade
Federal de Minas Gerais (EEUFMG). As TICs ao longo dos anos vêm transformando
as formas de ensino-aprendizado através do uso de TV, vídeo, DVD, rádio,
computadores e a Internet, tornando as aulas mais interessantes, atraentes, e
com métodos pedagógicos inovadores, não ficando preso ao modelo tradicional.
Reconhecendo os benefícios que os materiais didáticos proporcionam ao
aprendizado dos alunos, o objetivo desse trabalho foi apresentar a construção
de um material didático e suas vantagens para o ensino aprendizagem. Para a
produção do material didático foi selecionada a disciplina Fundamentos do
Cuidado de Enfermagem ofertada para o curso da graduação em Enfermagem da
EEUFMG. O conteúdo do material didático multimídia produzido trata da
necessidade básica de hidratação e terapêutica medicamentosa, sendo dividido
em 3 módulos contemplando: Revisão dos conceitos fundamentais, Preparo e
administração e Segurança do paciente. Para cada módulo foram desenvolvidos
recursos audiovisuais (filmes e animações gráficas) e conteúdo teórico
(tutorial). Em seguida, o material será disponibilizado no site da MinhaUFMG,
em um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem. Após a disponibilização do
material didático, o projeto tem como proposta avaliar a contribuição para a
aprendizagem dos discentes na disciplina. A construção de um material didático
na disciplina Fundamentos do Cuidado de Enfermagem proporciona um ensino
inovador permitindo maior aproximação do discente com o desenvolvimento dos
procedimentos técnicos que são realizados no período do estágio clínico.
Palavras chaves: Telenfermagem; material didático, tecnologia de informação
Referências: Referência: KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O Novo Ritmo da Informação. 3. ed. Campinas: Papirus, 2007. 144 p.
AKEMI NISHIO, Elizabeth; APARECIDA DE CAMARGO SOUZA BAPTISTA, Maria. Educação Permanente em Enfermagem: A evolução da educação continuada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 206 p. |