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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2009282


2009282

ENFRENTAMENTO DA DOENÇA POR PACIENTES COM CÂNCER E PERCEPÇÕES FRENTE AO CUIDADO OFERTADO PELA EQUIPE DE SAÚDE

Autores:
Emy Graziele Utida|emyutida21@hotmail.com|estudante|graduanda|estudante|universidade Paulista- Unip ; Estela Maris Ribeiro Cardoso|emyutida21@hotmail.com|estudante|graduanda|estudante|universidade Paulista - Unip ; Géssica Fernanda Rodriguês Monção|emyutida21@hotmaill.com|estudante|graduanda|estudante|universidade Paulista - Unip ; Kesley de Oliveira Reticena|emyutida21@hotmail.com|enfermeira|mestre|docente|universidade Paulista - Unip ; Lislaine Aparecida Fracolli|emyutida21@hotmail.com|enfermeira|doutora|docente|universidade de São Paulo - Usp

Resumo:
O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para produção de materiais didáticos serve como uma ferramenta para facilitar aprendizagem no ensino clínico para os discentes da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG). As TICs ao longo dos anos vêm transformando as formas de ensino-aprendizado através do uso de TV, vídeo, DVD, rádio, computadores e a Internet, tornando as aulas mais interessantes, atraentes, e com métodos pedagógicos inovadores, não ficando preso ao modelo tradicional. Reconhecendo os benefícios que os materiais didáticos proporcionam ao aprendizado dos alunos, o objetivo desse trabalho foi apresentar a construção de um material didático e suas vantagens para o ensino aprendizagem. Para a produção do material didático foi selecionada a disciplina Fundamentos do Cuidado de Enfermagem ofertada para o curso da graduação em Enfermagem da EEUFMG. O conteúdo do material didático multimídia produzido trata da necessidade básica de hidratação e terapêutica medicamentosa, sendo dividido em 3 módulos contemplando: Revisão dos conceitos fundamentais, Preparo e administração e Segurança do paciente. Para cada módulo foram desenvolvidos recursos audiovisuais (filmes e animações gráficas) e conteúdo teórico (tutorial). Em seguida, o material será disponibilizado no site da MinhaUFMG, em um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem. Após a disponibilização do material didático, o projeto tem como proposta avaliar a contribuição para a aprendizagem dos discentes na disciplina. A construção de um material didático na disciplina Fundamentos do Cuidado de Enfermagem proporciona um ensino inovador permitindo maior aproximação do discente com o desenvolvimento dos procedimentos técnicos que são realizados no período do estágio clínico. Palavras chaves: Telenfermagem; material didático, tecnologia de informação


Referências:
Referência: KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O Novo Ritmo da Informação. 3. ed. Campinas: Papirus, 2007. 144 p. AKEMI NISHIO, Elizabeth; APARECIDA DE CAMARGO SOUZA BAPTISTA, Maria. Educação Permanente em Enfermagem: A evolução da educação continuada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 206 p.