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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2007202


2007202

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM E O PROCESSO DE CUIDADO AO CLIENTE COM HIPERTENSÃO ARTERIAL

Autores:
Sueli Oliveira da Silva|sueliaben@gmail.com|enfermeira|mestre Em Psicologia da Saude|enfermeira Assistencial|sbcg ; Suely Lopes de Azevedo|sulazrj@gmail.com|professora|doutora|professora|mfe/eeaac/uff ; Ângela Maria E Silva|anjoomaria@gmail.com|professora|doutora|professora Adjunta|anna Nery/ufrj ; Camila Neves Medaglia|camilla_medaglia@hotmail.com|professora|doutora|coordenadora Hiperdia de Niteroi|unidade Básica da Engenhoca E Niteroi ; Maria do Socorro C.cardoso|cardosocorro@gmail.com|enfermeira|especialista|coordenadora do Programa Saude da Mulher|coordenadora do Programa Saúde da Mulher E da Criança da Fundação Municipal de Niteroi. Unidade Básica da Engenhoca ; Antônio Carlos Ramos|antonio.ramos041@gmail.com|enfermeiro|especialista|coordenador do Programa da Saude do Homem Engenhoca Niteroi|fundação Municipal de Saúde de Niterói.

Resumo:
Introdução: a monitoria é uma atividade de auxílio ao discente no processo ensino-aprendizagem. Os monitores auxiliam os acadêmicos que estão cursando a disciplina, por meio de revisão do conteúdo teórico e prático. No mundo atual, a era da tecnologia vem possibilitando novas perspectivas para obtenção de conhecimento. Os acadêmicos pertencem a esta geração tecnológica, com facilidade ao acesso a informações em velocidades maiores. Esta realidade gera algumas alterações nas estratégias de ensino¹. Objetivos: descrever as atividades de monitoria da disciplina de histologia do curso de graduação em Enfermagem da UDESC e a elaboração de atlas digital didático. Método: as aulas da disciplina são teóricas e práticas, duas monitoras realizaram as atividades e por meio disso foi desenvolvido, um atlas digital, construído por meio de fotos das lâminas histológicas disponíveis no laboratório. As imagens histológicas receberam legendas e identificações dos tipos de tecidos e qual órgão foi fotografado. Resultados: A partir da utilização do atlas, percebeu-se que as monitorias ficaram mais dinâmicas, os acadêmicos ficaram mais participativos, pois estavam visualizando as células e sua organização na constituição dos tecidos. Os acadêmicos apontavam os locais na imagem e identificavam os tecidos com mais segurança. Conclusão: diante das monitorias ministradas e a construção do atlas é notável uma melhora significativa nos resultados das avaliações, os acadêmicos estabeleceram maior contato com atividades didáticas. Acredita-se que, a utilização de estratégias mais tecnológicas tenha estimulado os acadêmicos a ter acesso facilitado as imagens das lâminas histológicas.


Referências:
PEIXOTO, A. G. O uso de metodologias ativas como ferramenta de potencialização da aprendizagem de diagramas de caso de uso. Periódico Científico Outras Palavras, v. 12, n. 2, 2016. p.35-50