Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1975529


1975529

CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES PRÁTICAS EM SAÚDE NO ESTÁGIO DE DISCENTES DE CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Autores:
Cleide Oliveira Gomes|cleideogomes@hotmail.com|enfermeira E Docente da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte|mestrado|enfermeira E Docente da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte|universidade Federal do R ; Sheyla Gomes Pereira de Almeida|gomesvale93@gmail.com|enfermeira E Docente da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte|mestrado|enfermeira E Docente da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte|universidade Feder ; Anna Katyanne Arruda Silva E Souza|annakaty@gmail.com|técnica Em Assuntos Educacionais da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte|mestrado|técnica Em Assuntos Educacionais da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do ; Angélica Teresa Nascimento de Medeiros|angelmedeiros2001@yahoo.com.br|enfermeira E Docente da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte|doutorado|enfermeira E Docente da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte|u ; Kariny Kelly de Oliveira Maia|karinykom@gmail.com|enfermeira E Técnica-administrativa da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte|especialista|enfermeira E Técnica-administrativa da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Gran ; Claudia Cristiane Filgueira Martins Rodrigues|claudiacrisfm@yahoo.com.br|enfermeira E Docente da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte|doutorado|enfermeira E Docente da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Nort

Resumo:
**Introdução:** O uso de novas tecnologias vem sendo difundido em diversas linhas de pesquisa e estudo na área de saúde possibilitando maior aproximação com o objeto estudado, uma vez que o acesso é rápido, dinâmico, flexível e autônomo. Uma das tecnologias utilizadas na propagação do conhecimento são os jogos voltados para a educação em saúde da população em geral e de profissionais da área. **Objetivo:** Investigar a utilização dos games como estratégia no processo de formação de profissionais de saúde. **Método**: Revisão sistemática, a partir da seguinte pergunta norteadora: “Os games têm sido utilizados para a formação e o desenvolvimento profissional em saúde?” e do cruzamento dos descritores: “Game and Health Personnel and Teaching and Health”, nas bases de dados LILACS, IEEE e PUBMED. A revisão teve como critérios a utilização de artigos completos e disponíveis entre 2013 e 2018, nos idiomas Inglês, Português e Espanhol. **Resultados**: O cruzamento dos descritores se deu pareando-os em trios e, depois dispondo os quatro nas três bases de dados selecionadas. Foram encontrados, no total, 186 artigos, dentre os quais 42 foram selecionados como de interesse da pesquisa. Outros 144 artigos não foram classificados por não abordarem o assunto ou não responderem às necessidades da pesquisa. **Conclusão:** São expressivas as dificuldades de encontrar artigos que subsidiem a pesquisa da utilização de jogos para a formação de profissionais na área da saúde, o que nos leva a entender a necessidade de investir nas pesquisas relacionadas ao tema, uma vez que os jogos são expressamente importantes, mediante os avanços tecnológicos nos métodos de ensino-aprendizagem nos últimos tempos.


Referências:
Deguirmendjian SC, Maria De Miranda F, Zem-Mascarenhas SH. Serious Game desenvolvidos na Saúde: Revisão Integrativa da Literatura. Vol. 8, J. Health Inform. 2016. Available from: www.jhi-sbis.saude.ws