Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1959635


1959635

Assistência Medicamentosa Segura Realizada na Emergência- Relato Experiência

Autores:
Ivanda Teresinha Senger de Macedo|imacedo@edu.univali.br|enfermeiro|enfermeiro Especialista|professor|universidade do Vale de Itajaí- Univali

Resumo:
Introdução: O grupo de gestantes e casais grávidos é uma atividade de extensão universitária criada há 22 anos, com o intuito de compartilhar conhecimentos sobre a gestação, parto e nascimento e contribuir para a formação do enfermeiro. As relações que se estabelecem no grupo são essenciais para o ensino-aprendizagem, o compartilhamento de experiências e construção de conhecimentos¹. Objetivos: Descrever as atividades que são desenvolvidas pelo bolsista de extensão em um grupo de gestantes e casais grávidos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência a partir das vivências das acadêmicas bolsistas do projeto “Grupo de gestantes e casais grávidos da Universidade Federal de Santa Catarina: duas décadas junto à comunidade”. Resultados: Os bolsistas são elos de ligação entre os coordenadores e participantes do grupo. Divulgam o grupo, fazem contatos por telefone e e-mails com os participantes e organizam o ambiente dos encontros. Contribuem durante a atividade temática e corporal, ajudam na produção científica do grupo, revisam os materiais educativos e criam novos. Também transcrevem as informações e copilam os dados que são monitorados por meio de instrumentos específicos. Organizam o estande do grupo na Semana de Ensino Pesquisa e Extensão (SEPEX) da UFSC. Monitoram os grupos de WhatsApp® criados em cada grupo, esclarecendo dúvidas, enviando materiais educativos e fazendo contato com as coordenadoras do projeto em caso de situações particulares e específicas. Conclusões: O grupo é um terreno fértil para o desenvolvimento de habilidades e competências dos acadêmicos, pois é um espaço de troca contínua entre as gestantes, acompanhantes e profissionais inseridos no projeto. Propicia a autonomia, protagonismo, e também o pensamento crítico e reflexivo durante a formação do enfermeiro. Contribuições para a Enfermagem: A educação em saúde é uma das atribuições do enfermeiro, e nesta perspectiva o acadêmico, ao inserir-se nesta atividade desde a graduação, vai se preparando para seu exercício profissional.


Referências:
1. Silva EAT. Gestação e preparo para o parto: programas de intervenção. O mundo da Saúde [internet]. 2013 [cited 2018 ago 21]. 37(2): 208-15. Avaliable from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/mundo_saude/gestacao_preparo_parto_programas_intervencao.pdf.