1955299 | SUBCONJUNTO TERMINOLÓGICO DA CIPE PARA PACIENTES COM HEPATITE C | Autores: Moacir Negreli Junior|junior_negrelli@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|graduando|graduando|universidade Federal do Espírito Santo ; Fernanda Miye Souza Kihara|fernandamiye@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|graduando|graduando|universidade Federal do Espírito Santo ; Teresa Gomes|tete_gomes@hotmail.com|enfermeira|mestre|enfermeira|ebserh Hucam ; Marcia Valeria Souza Almeida|souzamarcia30@yahoo.com.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente|universidade Federal do Espírito Santo ; Thiago Nascimento do Prado|thiagonprado@gmail.com|enfermeiro|doutor Em Doenças Infecciosas|docente|universidade Federal do Espírito Santo |
Resumo: O Ministério da Saúde, a partir de 2010, constituiu grupos de aprendizagem
tutorial no Sistema Único de Saúde – SUS. ¹ O presente relato apresenta as
mudanças paradigmáticas no currículo de Enfermagem a partir da inserção dos
acadêmicos nas comunidades de práticas realizadas pelo Programa de Educação
pelo Trabalho para Saúde PET-Saúde/GraduaSUS, desenvolvido pela Universidade
de Blumenau com a Secretaria de Promoção da Saúde. Tem-se como objetivo
promover a integração ensino-serviço-comunidade, envolvendo docentes,
estudantes e profissionais de saúde para o desenvolvimento de atividades no
SUS. Desenvolveu-se as atividades com ênfase no fortalecimento da tríade
ensino-serviço-comunidade. Primeiro, reconheceu-se as demandas das unidades de
saúde, elaborando juntamente com a equipe e usuários as propostas de ações a
serem desenvolvidas. Após, acadêmicos e profissionais passaram a atender as
necessidades encontradas. Tem-se como principais resultados: integração entre
diferentes fases e com outros cursos da saúde: Medicina, Nutrição, Psicologia,
entre outros; Inserção de 32 alunos do estágio curricular de Atenção Básica,
em 6 unidades de Atenção Primária; Inserção de 32 acadêmicos na Policlínica
Universitária; Projeto “Diabetes cinco estrelas” e “Restritos ao Lar”, também
executados na Atenção Primária; Apresentações de relatos de experiência em
eventos regionais, nacionais e internacionais; Realização de oficinas para
professores, preceptores e alunos. Considera-se que o programa estimulou a
criatividade, desenvolveu autonomia dos acadêmicos, fortaleceu a inserção
precoce de acadêmicos na atenção básica, beneficiando também profissionais e
comunidade.
Referências: BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. PET-Saúde. Disponível em: . Acesso em: 27 ago 2018. |