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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1955299


1955299

SUBCONJUNTO TERMINOLÓGICO DA CIPE PARA PACIENTES COM HEPATITE C

Autores:
Moacir Negreli Junior|junior_negrelli@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|graduando|graduando|universidade Federal do Espírito Santo ; Fernanda Miye Souza Kihara|fernandamiye@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|graduando|graduando|universidade Federal do Espírito Santo ; Teresa Gomes|tete_gomes@hotmail.com|enfermeira|mestre|enfermeira|ebserh Hucam ; Marcia Valeria Souza Almeida|souzamarcia30@yahoo.com.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente|universidade Federal do Espírito Santo ; Thiago Nascimento do Prado|thiagonprado@gmail.com|enfermeiro|doutor Em Doenças Infecciosas|docente|universidade Federal do Espírito Santo

Resumo:
O Ministério da Saúde, a partir de 2010, constituiu grupos de aprendizagem tutorial no Sistema Único de Saúde – SUS. ¹ O presente relato apresenta as mudanças paradigmáticas no currículo de Enfermagem a partir da inserção dos acadêmicos nas comunidades de práticas realizadas pelo Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde PET-Saúde/GraduaSUS, desenvolvido pela Universidade de Blumenau com a Secretaria de Promoção da Saúde. Tem-se como objetivo promover a integração ensino-serviço-comunidade, envolvendo docentes, estudantes e profissionais de saúde para o desenvolvimento de atividades no SUS. Desenvolveu-se as atividades com ênfase no fortalecimento da tríade ensino-serviço-comunidade. Primeiro, reconheceu-se as demandas das unidades de saúde, elaborando juntamente com a equipe e usuários as propostas de ações a serem desenvolvidas. Após, acadêmicos e profissionais passaram a atender as necessidades encontradas. Tem-se como principais resultados: integração entre diferentes fases e com outros cursos da saúde: Medicina, Nutrição, Psicologia, entre outros; Inserção de 32 alunos do estágio curricular de Atenção Básica, em 6 unidades de Atenção Primária; Inserção de 32 acadêmicos na Policlínica Universitária; Projeto “Diabetes cinco estrelas” e “Restritos ao Lar”, também executados na Atenção Primária; Apresentações de relatos de experiência em eventos regionais, nacionais e internacionais; Realização de oficinas para professores, preceptores e alunos. Considera-se que o programa estimulou a criatividade, desenvolveu autonomia dos acadêmicos, fortaleceu a inserção precoce de acadêmicos na atenção básica, beneficiando também profissionais e comunidade.


Referências:
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. PET-Saúde. Disponível em: . Acesso em: 27 ago 2018.