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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1951561


1951561

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLOGICA HOSPITALAR

Autores:
Margarete Bernardo Tavares da Silva|margaretetavares@gmail.com|enfermeira|doutorado|tecnologista Em Saúde Pública|fiocruz ; Wagner Brito de Barros|wagner.brito@ini.fiocruz.br|estudante|estudante de Saúde Coletiva|estagiário|fiocruz ; Elisabete Penha Vaz Albuquerque|elisabete.vaz@ini.fiocruz.br|enfermeira|especialização|enfermeira Saúde Pública|fiocruz ; Belarmina Trindade Luz|belarmina.luz@ini.fiocruz.br|assistente Social|graduação|técnico Em Saúde Pública|fiocruz ; Fabio Moura das Neves|fabio.neves@ini.fiocruz.br|técnico de Vigilância Em Saúde|graduação|técnico Em Saúde Pública|fiocruz ; Mayumi Duarte Wakimoto|mayumi.wakimoto@ini.fiocruz.br|médica|doutorado|tecnologista Em Saúde Pública|fiocruz

Resumo:
Introdução: No centro cirúrgico (CC), o paciente pode apresentar inúmeros riscos, entre eles, a infecção hospitalar e doenças de contágio, além de eventos adversos relacionados a segurança do paciente; o que exige do enfermeiro exímio cautela perante esses pacientes. Diante dessa situação, esse relato de experiência proporcionou a reflexão de uma visão holística acadêmica e a percepção de algumas fragilidades que são prejudiciais à saúde dos pacientes. Objetivo: Analisar as atividades desempenhadas pelos acadêmicos de Enfermagem nas práticas em um centro cirúrgico. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, realizado no período de Junho de 2018. Para contextualizar as Práticas do Cuidado II, que é uma disciplina oferecida no 4º semestre do curso de enfermagem aos acadêmicos, com vista em promover a visão prática, crítica e integral do cuidado ao  paciente. Resultados: Essas práticas integram um perfil observacional e tecnicista, por ser considerado um dos  primeiros contatos do acadêmico com o paciente. Além do acompanhamento de cirurgias, o aluno desempenha ações do perioperatório e pós-operatório, procedimentos que compreendem: aferição da pressão arterial, sondagem vesical de demora, punção de acesso venoso periférico, entre outros. Importante ressaltar que na disciplina, não são abordadas atividades administrativas e gerenciais do enfermeiro. Conclusões: Observa-se que há uma necessidade do aluno em aproximar a teoria da prática, pois a realidade rotineira do centro cirúrgico se mostra mais dinâmica, quando vivenciado do que dentro da sala de aula. Mas, mesmo diante dos desafios, os alunos, conseguem apropriarem-se das demandas e o ensino-aprendizagem acontece de forma deliberada e sistematizada. Contribuições para a Enfermagem: O estudo oportuniza reflexões que favorecem a compreensão das atividades desenvolvidas pelos acadêmicos nos campos de prática, o que beneficia espaços de desenvolvimento para o ensino em Enfermagem.


Referências:
Kaiser DE, Dallagnol CM. Teaching and learning nursing management in the hospital context: an approach in the light of Pichon-Rivière. Revista da Escola de Enfermagem da USP [Internet]. 2018 [cited 2018Jul31];51. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/s1980-220x2017018803261 Freitas PS, Mendes KDS, Galvão CM. Processo de contagem cirúrgica: evidências para a segurança do paciente. Revista Gaúcha de Enfermagem [Internet]. 2016 [cited 2018Ago7];37(4). Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2016.04.66877 Martins FZ, Dall’Agnol CM. Centro cirúrgico: desafios e estratégias do enfermeiro nas atividades gerenciais. Revista Gaúcha de Enfermagem [Internet]. 2016 [cited 2018Aug7];37(4). Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2016.04.56945