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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1947888


1947888

Interlocução entre Ensino e profissionais do Serviço de Saúde

Autores:
Hadelândia Milon de Oliveira|hmilon@ufam.edu.br|enfermeiro|doutora|docente Ensino Superior|escola de Enfermagem de Manaus / Universidade Federal do Amazonas ; Rizioléia Marina Pinheiro Pina|rizioleiamarina@hotmail.com|enfermeiro|doutora|docente Ensino Superior|escola de Enfermagem de Manaus / Universidade Federal do Amazonas ; Valdelanda de Paula|valdelanda.alves@ebserh.gov.br|enfermeiro|especialista|gerente de Enfermagem|universidade Federal do Amazonas / Hospital Universitário Getúlio Vargas ; Nair Chase da Silva|nairchase@yahoo.com.br|enfermeiro|doutora|diretora da Escola de Enfermagem de Manaus|escola de Enfermagem de Manaus / Universidade Federal do Amazonas

Resumo:
Objetivo: Desenvolver e analisar um dispositivo de apoio matricial em saúde mental infantojuvenil na ESF a partir do referencial teórico-metodológico da Socioclínica Institucional. Método: Pesquisa-intervenção de abordagem qualitativa sustentada pelo referencial teórico-metodológico da Socioclínica Institucional. Foram realizados 11 encontros de reflexão, com 18 participantes de duas equipes de ESF e duas representantes do CAPS. Os dados produzidos foram transcritos e ordenados para a análise confrontando-os com a literatura e referencial. Resultados: Foram apresentados a partir de dois princípios da Socioclínica Institucional: (1) atenção aos contextos e interferências institucionais e (2) princípio da análise da encomenda e das demandas. Considerações Finais: O dispositivo de AM em saúde mental infantojuvenil pautado no referencial da Socioclínica Institucional, favoreceu a desterritorialização dos profissionais estimulando-os a interrogar as práticas em saúde comumente empreendidas pelas equipes, assim como os modos de interlocução da ESF com o CAPS no tocante ao cuidado à Saúde Mental infantojuvenil.


Referências:
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