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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1914089


1914089

Análise do seguimento das mulheres com exame citopatológico do colo uterino alterado, nas Áreas de Planejamento: 2.1, 2.2, 5.1 e 5.2

Autores:
Mary Hellem Silva Fonseca|mary_fonseca96@hotmail.com|estudante de Graduação Em Enfermagem da Uerj|acadêmica Bolsista Sms-rj.|graduanda Em Enfermagem|universidade do Estado do Rio de Janeiro (uerj) ; Cláudia Ramos Marques da Rocha|claudia.rrocha@gmail.com|médica de Família|mestranda da Ufrj|coordenadora das Linhas de Cuidado das Doenças Crônicas Não Transmissíveis|sms/rj ; Ana Mello|anareisdemello@gmail.com|médica|mestre Em Medicina Pela Fiocruz|gerente-gerencia dos Programas de Câncer Na Sms/rj|sms/rj ; Vânia Stiepanowez de Oliveira Rocha|vania.stiepanowez@uol.com.br|médica|mestre Em Ciências Na Área de Concentração Saúde da Criança E da Mulher Na Fiocruz|médica da Área Técnica da Gerencia de Câncer da Sms/rj|sms/rj ; Alex Moreira Gomes|amogomes@gmail.com|enfermeiro|enfermeiro|enfermeiro da Área Técnica da Gerencia do Câncer da Sms/rj|sms/rj ; Carla Côrte Real|carlacmm@gmail.com|nutricionista|mestre Em Saúde Coletiva/ims/uerj|assistente da Coordenadoria de Linhas de Cuidado das Doenças Crônicas Não Transmissíveis|sms/rj

Resumo:
**Introdução :**A qualidade nos serviços de saúde tem sido objeto de estudo entre diversos pesquisadores. Uma ferramenta gerencial que o enfermeiro pode utilizar para melhorar a qualidade da assistência é a padronização das intervenções de enfermagem, por meio dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP), que deve ser construída juntamente com a sua equipe, levando em consideração a realidade do serviço e estimulando o alcance de melhorias em suas atividades.  **Metodologia: **O presente trabalho constitui um relato de experiência, realizado durante o estágio supervisionado de Gerência do curso de enfermagem da UNESA , no período de março a junho de 2018. **Resultados e** **Discussão**: A vivência foi positiva  para  a formação das acadêmicas,  possibilitando uma  associação  dos  conhecimentos  abordados em   sala   de   aula, de   modo   a   observar   e   colocar   em   prática   competências importantes  para  a  formação  do profissional  enfermeiro  no  intuito  de  subsidiar  os  recursos necessários  na  realização  desse  processo. **Conclusões** : A experiência vivenciada foi fundamental para o aprendizado e formação profissional, por meio da compreensão da realidade do processo de trabalho, da assistência de enfermagem e da comunidade, percebendo a atuação do enfermeiro frente aos desafios da Atenção Primária. **Contribuições ou implicações para a enfermagem: **O estágio é de extrema importância na formação do enfermeiro, pois são colocados em prática todos os conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo da graduação. A ESF configura-se como um ótimo campo de estágio na preparação do discente para assumir o serviço de saúde como enfermeiro inserido em um território.


Referências:
Passos JP, Ciosak SI. A concepção dos enfermeiros no processo gerencial em unidade básica de saúde. Rev Esc Enferm USP. 2006;40(4):464-8.