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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1900421


1900421

A percepção de profissionais da APS sobre a adolescência e a violência entre parceiros íntimos adolescentes: uma análise de gênero

Autores:
Rafaela Gessner|rgessner2@yahoo.com.br|estudante de Pós Graduação /associado Aben|mestre|estudante de Pós Graduação|escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo ; Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca|rmgsfon@usp.br|enfermeira/ Associada Aben|doutora|professora Titular da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo|escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Resumo:
**Introdução: **A atenção primária requer estratégias educacionais contínuas e aplicação de recursos tecnológicos eficientes, que estimulem e disseminem conhecimento, em acordo com necessidades sociais diagnosticadas¹. **Objetivo: **Promover através de tecnologia de animação, a compreensão do serviço de atenção primária à saúde para a população. **Metodologia: **Produção audiovisual, com edição e design de animação a partir do software Powtoon®. O conteúdo baseou-se em demandas de reunião geral de equipe em duas Unidades Básicas de Saúde. **Resultados: **A primeira produção trabalhou o diagnóstico situacional de uma unidade onde a baixa compreensão do serviço obtinha destaque. O design de animação apresentou então, educação sobre a história da unidade, sua territorialização, equipe de estratégia de saúde da família e seu núcleo de apoio, modalidades de consulta, visita domiciliar, práticas integrativas complementares e gestão participativa. Em um conceito de integração do usuário, a segunda produção abordou uma retrospectiva anual do trabalho desenvolvido na unidade, apresentando dados numéricos relativos às informações locais de saúde, projetos comunitários desenvolvidos e também reflexão sobre o papel social do usuário na melhoria do serviço de saúde em sua comunidade. **Conclusão:** A produção audiovisual foi implementada nas salas de espera das duas unidades e também em suas redes sociais, condicionando diretamente o desempenho dos serviços e a melhoria dos resultados em saúde. **Contribuições para a Enfermagem: **O projeto evidencia substancialmente que a educação tecnológica desenvolvida por enfermeiros é uma estratégia relevante para a produção de informação, integração e comunicação com a comunidade na resolução de reais problemas.


Referências:
Mota, DN et al. Tecnologias da informação e comunicação: influências no trabalho da estratégia Saúde da Família. J. Health Inform. 2018; 2(10). Disponível em: http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/563/330