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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1873677


1873677

Promoção da Saúde Bucal de Criança e Adolescentes: processo ativador de mudanças de hábitos responsabilidade do enfermeiro

Autores:
Vanessa Vieira Hornink|vanessa.hornink@hotmail.com|enfermeira|estudante de Pós Graduação|estudante|faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo ; Caroline Matos Soares da Silva|carolinemssilva@hotmail.com|enfermeira|estudante de Pós Graduação|estudante|faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo ; Elliz Emanuelle Torres da Silva||enfermeira|especialista|especialista|faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo ; Flavienny Rafaela Barros de Souza||enfermeira|especialista|especialista|faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo ; Selma Cerqueira Rocha de Souza||enfermeira|especialista|especialista|faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo ; Geraldo Mota de Carvalho||enfermeiro|doutor|professor|faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Resumo:
**Introdução:** O processo de cuidar em enfermagem exige cada vez mais a formação de profissionais com competências e habilidades crítico-reflexivas para a tomada de decisão em saúde, essa necessidade, associada a importantes mudanças nos cenários sociopolítico-econômico atuais1. Revela um contexto desafiador aos educadores quanto ao desenvolvimento de metodologias de ensino que provoquem o interesse nas atuais gerações de educandos. **Objetivo**: relatar a experiência do uso de tecnologias digitais (QR-CODE e aplicativo de celular) no ensino do processo de enfermagem (PE) na nona fase do curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). **Metodologia**: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, elaborado no contexto da disciplina Estágio Curricular Supervisionado I, ministrada na nona fase do Curso de Graduação em Enfermagem da UDESC no semestre 2018/2. **Resultados:** As atividades referem-se a encontros de revisão sobre PE que antecederam a entrada dos acadêmicos em campo de estágio. Após a realização do resgate teórico da temática, a turma foi dividida em quatro grupos, a partir de quatro casos clínicos de diferentes especialidades. Cada caso apresentava a primeira etapa do PE, o Histórico de Enfermagem, através de links de QR-CODE e aplicativo de celular, onde após escaneamento, estes remetiam a orientações para sequência da atividade, bem como imagens e sons simulados do respectivo paciente como complementaridade aos dados descritos da anamnese e exame físico, podendo assim dar continuidade as etapas do PE. **Conclusões**: A atividade mostrou-se instigante e motivadora para os acadêmicos no ensino do PE, promovendo discussões dos casos, atratividade e instigando o trabalho em grupo. **Implicações para enfermagem: **O ensino do PE em sala de aula sofre limitações nas barreiras de aproximação à complexidade do contexto real de cuidado. Logo, a incorporação de recursos/tecnologias digitais enquanto estratégias educacionais pode contribuir para caminhos mais efetivos de aprendizagem significativa.


Referências:
Fernandes MNF, Esteves RB, Teixeira CAB, Gherardi-Donato ECS. The present and the future of Nursing in the Brave New World. Rev Esc Enferm USP. 2018;52: e03356.