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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1781581


1781581

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA ÉTICA NA GRADUAÇÃO

Autores:
Juliana Simas Justino|jusimasj14@gmail.com|enfermagem|estudante|estudante|universidade Federal de Santa Catarina ; Bárbara Mohr da Silveira|barbaramohrs@gmail.com|enfermagem|estudante|estudante|universidade Federal de Santa Catarina ; Emanuele Pozzeon Caurio|emanuelecaurio@yahoo.com.br|enfermagem|estudante|estudante|universidade Federal de Santa Catarina ; Bruno de Campos Gobato|matanob123kk@hotmail.com|enfermagem|estudante|estudante|universidade Federal de Santa Catarina ; Lúcia Nazareth Amante|luciamante@gmail.com|enfermagem|enfermeira|docente|universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
**Introdução:** O enfermeiro residente da Gerência dos Serviços de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina tem como proposta desenvolver projetos e conduzir estratégias gerenciais¹. **Objetivo: **Relatar a intervenção quanto ao protocolo de quedas em um hospital de média complexidade. **Metodologia: **Relato de experiência desenvolvido a partir da intervenção quanto ao protocolo de risco de quedas, realizada por residentes em um hospital secundário do Norte do Paraná. A ação foi desenvolvida com profissionais Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem durante sua jornada de trabalho, utilizando um banner desenvolvido pelos próprios residentes, foram abordados os tipos de quedas, a avaliação da escala de Morse, e os cuidados a serem prescritos e executados, além de reforçar a importância deste diagnóstico de Enfermagem. A abordagem aconteceu em grupos pequenos nos setores, em horários determinados pelos Enfermeiros, e se deu de forma dinâmica, sendo que os profissionais tiveram oportunidade de expressar suas opiniões, vivências e duvidas quanto ao tema. **Resultados: **Durante a intervenção foi possível reforçar e esclarecer a aplicação da escala de Morse e seus scores, assim como ressaltar a importância e a aplicação correta dos cuidados preconizados por este protocolo. Alguns profissionais Técnicos de Enfermagem, apesar de conhecerem os cuidados prestados pela Enfermagem para este diagnóstico, verbalizaram que não tinham conhecimento sobre como se dá a avaliação através da escala. **Conclusões: **Tal intervenção proporcionou aprendizado quanto ao planejamento aos Residentes, assim como aprimoramento a equipe de Enfermagem quanto ao protocolo que quedas. **Contribuições para a Enfermagem:** O planejamento e execução das intervenções proporciona aprendizado aos residentes, assim como benefícios ao campo de estágio.


Referências:
1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL). Gerência dos serviços de enfermagem. 2018. Disponível em: http://www.uel.br/ccs/enfermagem/acessar.php/page98.html.Acesso em: 09 ago.2018.