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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1757535


1757535

Riscos biológicos e comportamentais para doenças cardiovasculares em adolescentes

Autores:
Cleisiane Xavier Diniz|cxdiniz@gmail.com|enfermeira|doutora|professora|universidade do Estado do Amazonas ; Maria de Nazaré de Souza Ribeiro|mnribeiro2@gmail.com|enfermeira|doutora|professora|universidade do Estado do Amazonas ; Fernanda Farias de Castro|fcastro_uea@hotmail.com|enfermeira|mestre|professora|universidade do Estado do Amazonas ; Regina dos Santos Sousa|gina_souza@hotmail.com|estudante de Enfermagem|graduando|estudante|universidade do Estado do Amazonas

Resumo:
**Introdução:  **O Programa de Pós-graduação em Enfermagem (níveis Mestrado e Doutorado) da UFSC oferta a disciplina NFR510027 - Estágio de Docência, em que os discentes exercitam a prática docente, sob supervisão de professores da graduação em enfermagem. Esta disciplina é oportunizada para alunos bolsistas, como disciplina obrigatória da formação e como optativa para discentes não bolsistas. **Objetivo: **Relatar experiências de estágio de docência na formação docente para o processo de cuidar em enfermagem. **Métodos: **      As participações das doutorandas ocorreram individualmente, sendo 1 no semestre 2017-2 e outra em 2018-1. Foram utilizadas estratégias e técnicas pedagógicas para estimular a formação do processo ensino-aprendizagem baseadas na metodologia ativa. Os estágios foram elaborados previamente com a confecção do Plano de estágio de docência seguindo o Plano de Ensino da Disciplina do Programa de Graduação em Enfermagem que foi realizada a imersão). No plano de estágio de docência constava o método para o seu desenvolvimento, um cronograma de atividades e os planos de cada aula, sendo que os objetivos propostos foram todos realizados segundo número de horas pré-estabelecidos, totalizando 16 encontros/4 créditos. **Resultados: **O desenvolvimento do estágio de docência focou sobre a educação em saúde, eixo temático da disciplina Processo de Viver Humano II. As ações desenvolvidas pelas doutorandas foram desenvolvidas tanto com um grupo maior de graduandos com concentração teórica em sala, quanto com um grupo menor, para o desenvolvimento e aplicação de educação em saúde no território. **Considerações Finais**: O estágio de docência permite um processo mútuo de aprendizagem entre educadores e educandos e, ao desenvolver atividades próximas da realidade do território, contribui para uma formação docente congruente com o cuidado em enfermagem.


Referências:
1. Santos JLG, Pestana AL, Guerrero P, Klock P, Erdmann AL. Diário de bordo: experiência de ensino-aprendizagem de gestão e gerenciamento em saúde e enfermagem. Rev Rene [Internet]. 2013. [citado em: 2018 Ago 05];14(4): 854-63. doi: http://dx.doi.org/10.15253/rev%20rene.v14i4.3561 2. Martins MMMC. Estágio de docência na pós-graduação stricto sensu: uma perspectiva de formação pedagógica. Fortaleza. Dissertação [Mestrado acadêmico em Educação] – Universidade Estadual do Ceará; 2013. 3. Joaquim NF, Vilas Boas AA, Carrier AP. Estágio docente: formação profissional, preparação para o ensino ou docência em caráter precário? Educ. Pesqui. [Internet]. 2013 abr-jun. [citado em: 2018 Ago 05];39(2):351-65. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022013000200005. 4. Chamlian HC. Docência na universidade: professores inovadores na USP. Cad. Pesqui. [Internet]. 2003 mar. [citado em: 2018 Ago 05]; 118: 41-64. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742003000100003.