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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1742142


1742142

IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO E PREVENÇÃO DOS RISCOS OCUPACIONAIS PARA AS BOAS PRÁTICAS EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores:
Fernanda Santa Rosa de Nazare|nannii_santarosa@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduanda|acadêmica|universidade do Estado do Pará ; Emanuelle Silva Mendes|mendesemanuelle8@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduanda Em Enfermagem|acadêmica|universidade do Estado do Pará ; Marluce Pereira dos Santos||acadêmica de Enfermagem|graduanda Em Enfermagem|acadêmica|universidade do Estado do Pará ; Zaqueu Arnaud da Silva||acadêmico de Enfermagem|graduando|acadêmica|universidade do Estado do Pará

Resumo:
**Introdução: **Os vídeos educacionais permitem o aprimoramento de atividades cognitivas, a tomada de decisão e o raciocínio clínicoo1. Estudos2 desvelam que os materiais disponíveis no domínio público não costumam ter controle de qualidade e cientificidade, assim faz-se necessário o desenvolvimento de materiais com embasamento científicos e validados. **Objetivo: **validar conteúdo e aparência de vídeos para o ensino de semiotécnica em enfermagem. **Método: **estudo de validação de vídeos. Como juízes teve-se 12 docentes de enfermagem. A coleta de dados foi primeiro semestre de 2018 por meio de formulário eletrônico. A análise deu-se por consenso do método de Delphi e do Índice de Validade de Conteúdo(IVC). O estudo seguiu todos os preceitos éticos. **Resultados: **desenvolveu-se três vídeos – banho no leito, cateterismo urinário de demora feminino e masculino, que foram avaliados pelos docentes, que consideraram esses  válidos com IVC para conteúdo, respectivamente, de 0,95, 0,95 e 0,94, e para aparência de 0,97, 0,97 e 0,98. Todos os critérios obtiveram mais de 70% de concordância quanto a sua adequabilidade. **Conclusão: **os vídeos válidos em seu conteúdo e aparência foram considerados validos_. _Ressalta-se que esses foram desenvolvidos para o ensino de semiotécnica, contudo podem auxiliar em outras. **Contribuições para a Enfermagem:** apresenta-se os vídeos de banho no leito, cateterismo urinário de demora feminino e masculino disponíveis no _youtub_e.


Referências:
1.González-González I, Jiménez-Zarco AI. Using learning methodologies and resources in the development of critical thinking competency: An exploratory study in a virtual learning environment. Computers in Human Behavior. [Internet] 2015; 51:1359–66. 2.Cogo ALP, Pedro ENR, Silva APSS da, Alves EATD, Valli GP . Utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de enfermagem. Ciencia y Enfermería. 2013, 19: 21-9.