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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1722041


1722041

REFLEXÕES ACERCA DA SEGURANÇA DO PACIENTE NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA

Autores:
Aline Cecilia Pizzolato|pizzolato.aline@gmail.com|enfermeiro|doutoranda|doutoranda|programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná ; Maria de Lourdes Lopes|marialopes@sms.curitiba.pr.gov.br|enfermeira|especialista|coordenadora de Enfermagem Samu|secretaria Municipal da Saúde de Curitiba

Resumo:
Introdução: a educação Popular em Saúde é um método de educação que valoriza os saberes prévios do povo e suas realidades culturais na construção de novos saberes(1). A enfermagem se insere nessa perspectiva, pois possui atuação marcante nas práticas educativas de saúde e no ensino popular, com isso, entende-se que os profissionais necessitam de uma formação que aborde esse tipo de educação para que as orientações sejam acessíveis e adequadas para atingir diretamente a população, levando a uma melhora da qualidade de vida(2). Objetivos: compreender a importância do ensino da educação popular no âmbito da graduação de enfermagem no Brasil por meio de evidência científica. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa, baseada nas seis etapas propostas por Ganong(3), os critérios de inclusão para seleção da amostra foram: estudos que avaliaram a educação popular na graduação de enfermagem no Brasil, publicados a partir de 2010, disponíveis na íntegra e gratuitamente, em português, espanhol ou inglês. As bases de dados utilizadas foram: MEDLINE/PUBMED, LILACS/BIREME, SCIELO, BVS e busca manual. Resultados: a busca resultou em cinco estudos que atendiam os critérios de inclusão. Estes mostram que os alunos confundem o conceito de educação popular com educação em saúde e que a maioria não possui ciência sobre o tema. Além disso, muitas instituições não abordam a educação em saúde, sendo poucas que possuem disciplinas e aulas práticas acerca do tema. Conclusão: percebe-se a importância da educação popular na saúde, havendo a necessidade de mais estudos sobre o tema e mudanças em grades curriculares que possibilitem que os alunos tenham acesso ao assunto, melhorando a formação acadêmica.


Referências:
1.Vasconcelos EM. Educação popular e a atenção à saúde da família. In: Educação popular e a atenção à saúde da família. Hucitec.2006: 28-34. 2.Budó MLD, Saupe R. Conhecimentos populares e educação em saúde na formação do enfermeiro. Rev Brasileira de Enfermagem.2004;57(2):165-169. 3.Ganong LH. Integrative reviews of nursing research. Research in nursing & health. 1987;10(1):1-11.