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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1692433


1692433

PUNÇÃO DE CATETER TOTALMENTE IMPLANTADO COMPARTILHADA NO YOUTUBE

Autores:
Luciana Martins da Rosa|luciana.m.rosa@ufsc.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora do Departamento de Enfermagem E do Programa de Pós-graduação Em Gestão do Cuidado Em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (ufsc)|universidade Federa ; Rafaela Dutra Nunes da Silva|rafaeladnunes@hotmail.com|enfermeira|especialista Em Enfermagem Clínico-cirúrgica|enfermeira Assistencial|universidade Federal de Santa Catarina (ufsc) ; Gisele Martins Miranda|gi140884@gmail.com|enfermeira|mestranda do Programa de Pós-graduação Gestão do Cuidado Em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (ufsc)|enfermeira do Serviço de Tecnologia da Informação|universidade Federal de Santa Ca ; Érica Bernardes Duarte|eriica.bernardes@gmail.com|discente|graduanda Em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (ufsc)|discente de Enfermagem|universidade Federal de Santa Catarina (ufsc) ; Ivana Fantini Costa|ivanafantini@gmail.com|enfermeira|mestranda do Programa de Pós-graduação Gestão do Cuidado Em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (ufsc)|coordenadora do Serviço de Educação Permanente do Hospital Governador Celso Ramos

Resumo:
**INTRODUÇÃO:** A gestação é uma fase de muita expectativa para mulher, família e profissionais responsáveis pela assistência. Observar a gestação além das questões biológicas é uma das premissas para qualificação da assistência e adesão ao pré-natal. **OBJETIVO:** Relatar a experiência de extensionistas sobre as estratégias educativas com gestantes na sala de espera. **MÉTODO:** Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido pelos extensionistas do projeto “Maternar: Educação e saúde na atenção a gestantes e puérperas’’ da Universidade Federal de Campina Grande, a partir da vivência com um grupo de gestantes. As ações foram planejadas para serem desenvolvidas na sala de espera do pré-natal. **RESULTADOS E DISCURSÕES:** O acolhimento a gestante começa com a chegada à unidade de saúde, onde é convidada a participar das ações. Observa-se que a roda de conversa não chama a atenção, num primeiro momento, mas a ideia do artesanato é logo aceita. Ao iniciar as ações começam a emergir dúvidas e receios sobre a gestação que se entrelaçam com agulha, linha, cola e brilho a tempo que o mediador orienta e esclarece dúvidas. Por fim, as gestantes relataram que a experiencia foi positiva e se engajam no grupo que se reencontra mensalmente. **CONSIDERAÇÕES FINAIS:** Tendo em vista a importância da adesão ao pré-natal, as estratégias propostas pelos extensionistas foi aceita. Conclui-se que o êxito das ações se dá por proporcionar atendimento humanizado e de qualidade, de modo que, ao mesmo tempo que acolhe, informa. **CONTRIBUIÇOES PARA ENFERMAGEM NA APS:** Favorece o fortalecimento do vínculo da gestante com o profissional/serviço proporcionando adesão ao pré-natal.


Referências:
Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. 4 ed. Brasília; 2007. Oliveira SRG, Wendhausen ALP. (Re)significando a educação em saúde: dificuldades e possibilidades da Estratégia Saúde da Família. Trab Educ Saúde, 2014; 12 (1): 129-147.