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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1657075


1657075

Elaboração de um Projeto terapêutico singular à criança com déficit de atenção e hiperatividade: Relato de experiência

Autores:
Rita de Fatima Castro Cavalca|cavalcarit@bol.com.br|estudante de Enfermagem|academico de Enfermagem|estudante|centro Universitário Uninovafapi ; Fabiana da Conceição Silva|fabi-anapatos@hotmail.com|estudante de Enfermagem|academico de Enfermagem|estudante|centro Universitário Uninovafapi ; Augusto Cardoso Alves|augusto-ca@hotmail.com|estudante de Enfermagem|academico de Enfermagem|estudante|centro Universitário Uninovafapi ; Mara Cléssia de Oliveira Castro|maraclessia@hotmail.com|estudante de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|estudante|centro Universitário Uninovafapi

Resumo:
**Introdução**: O contato com brinquedos estimula o desenvolvimento sócio-cognitivo e de aprendizagem1. No contexto hospitalar, tem grande importância nos cuidados às crianças, pois ajuda na compreensão do processo de hospitalização e facilita a interação e expressão, tornando o cuidado mais humanizado2. O Brinquedo Terapêutico (BT) surgiu como uma brincadeira estruturada, que ajuda a reduzir os efeitos adversos da hospitalização infantil3. Tem reconhecida importância pela equipe de enfermagem, porém ainda são apontados alguns fatores que dificultam sua utilização4. **Objetivo**: Compreender o significado do Brinquedo Terapêutico para a equipe de enfermagem no cuidado à criança hospitalizada. **Metodologia**: Nota prévia. Estudo qualitativo, descritivo, utilizará os preceitos metodológicos da Pesquisa Convergente assistencial, que possibilita a integração de métodos de pesquisa científica com a prática assistencial5. Tendo como cenário a Clínica Pediátrica de um hospital escola, em Maceió/AL. Os participantes serão os 29 profissionais da equipe de enfermagem. Os dados serão coletados por entrevista individual e oficinas de educação permanente em saúde. A análise seguirá os processos de apreensão, síntese, teorização e transferência. Foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas, com CAAE:95730418.6.0000.5013. **Resultados esperados**: Compreender o significado do uso do BT para a equipe de enfermagem, ao identificar os desafios, as facilidades e dificuldades para a utilização desse recurso. E trazer uma mudança inovadora na prática assistencial, a partir do uso correto da técnica do BT no cuidado à criança hospitalizada. **Relevância**: O uso da técnica do BT, pela equipe de enfermagem, contribui para uma prática qualificada, com um olhar direcionado para as necessidades e particularidades da hospitalização pediátrica. Favorecendo uma assistência mais humanizada e integral, que respeita as características de crescimento e desenvolvimento das crianças.


Referências:
1. Costa A, Santos-Neto J. Brinquedotecas e ludotecas: ambientes para a mediação da leitura no Paraná. Revista ACB. 21(2): 359-380. [Internet] 2016. 2. Rockembach J et al. Inserção do lúdico como facilitador da hospitalização na infância: percepção dos pais. J Nurs Health. 2017. 3. Santiago Lemos IC et al . Brinquedo terapêutico no procedimento de punção venosa: estratégia para reduzir alterações comportamentais. RevCuid, Bucaramanga. 7(1):1163-1170, Jan. 2016. 4. Gomes M FP, Silva ID, Capellini VK. Conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre a utilização do brinquedo no cuidado as crianças hospitalizadas. Ver Enferm UFPI. 5(1): 23-27, 2016. 5. Trentini M, Paim L, Silva DMGV. Pesquisa convergente-assistencial: delineamento provocador de mudanças nas práticas de saúde. 3.ed. Porto Alegre: Moriá, 2014.