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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1655357


1655357

Risco de lesão por pressão em idosos institucionalizados em uso de fraldas

Autores:
Thaynara Ferreira Lopes|thaynaralopes.13@hotmail.com|estudante de Graduação / Pós-graduação Associado Aben|estudante de Graduação|estudante|universidade Estadual do Ceará ; Bruna Karen Cavalcante Fernandes|brunnakaren@hotmail.com|estudante de Graduação / Pós-graduação Associado Aben|mestre|estudante|universidade Estadual do Ceará ; Lívia Moreira Lima Vieira|liviamoreira95@gmail.com|estudante de Graduação / Pós-graduação Associado Aben|estudante de Graduação|estudante|universidade Estadual do Ceará ; Nara da Silva Pinto|nara.silva10@yahoo.com.br|estudante de Graduação / Pós-graduação Associado Aben|estudante de Graduação|estudante|universidade Estadual do Ceará ; Sarah Lídia Fonteles Lucena|sarah27lidia@gmail.com|estudante de Graduação / Pós-graduação|estudante de Graduação|estudante|universidade Estadual do Ceará

Resumo:
**NOVEMBRO AZUL: PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA** **INTRODUÇÃO:** A detecção precoce de um câncer compreende duas diferentes estratégias: uma destinada ao diagnóstico em pessoas que apresentam sinais iniciais da doença e outra voltada para pessoas sem nenhum sintoma e aparentemente saudáveis.1 O câncer de próstata é o segundo mais frequente em homens no mundo, para o Brasil, estimam-se 68.220 casos novos em 2018-2019.2 **OBJETIVO**: Relatar a experiência dos acadêmicos de enfermagem, sobre a realização de uma ação educativa, em uma unidade de saúde. **METODOLOGIA**: Trata-se de um relato de experiência de uma ação educativa realizado em maio de 2017 em uma unidade de saúde no município de Belém, tendo como público: idosos do sexo masculino. Foi utilizada uma tecnologia educativa, objetivando repassar conhecimentos a respeito da importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. Através de uma tecnologia confeccionada, denominado como caixa de pandora, ao qual havia questões sobre a temática prevenção do câncer de próstata, os participantes eram desafiados a responder, podendo assim esclarecer as dúvidas sobre a doença de uma maneira mais informal e de fácil entendimento.** RESULTADOS:** Os idosos demonstraram-se bastantes participativos e receptivos, 2 categorias foram identificadas: os que conheciam previamente e os que não conheciam sobre a temática. **Conclusões: **O conhecimento foi absorvido pela maior parte dos participantes, promovendo interatividade e dinamismo sobre um assunto de extrema relevância.** Contribuições para a enfermagem: **O jogo educativo foi considerado como uma tecnologia educativa em saúde que contribuiu para a absorção do conhecimento sobre o câncer de próstata, funcionado com uma ação de prevenção, promoção e educação em saúde para enfermagem.** DESCRITORES: **câncer de próstata, educação em saúde. **REFERENCIAS**: ¹INCA [internet]. Acesso em: 21 de novembro de 2017. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/ 2site /home/próstata. PORTAL BRASIL [internet]. Acesso em: 21 de Novembro 2017. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/saude/2011 /09/cancer-de-prostata.


Referências:
¹INCA [internet]. Acesso em: 21 de novembro de 2017. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/ 2site /home/próstata. PORTAL BRASIL [internet]. Acesso em: 21 de Novembro 2017. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/saude/2011 /09/cancer-de-prostata.