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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1648578


1648578

Gerência de enfermagem em atenção secundária e terciária: relato de experiência

Autores:
Lorena Maria de Moura Carvalho|lorenah.7@hotmail.com|enfermeira|pós-graduanda|residente de Enfermagem|universidade Estadual de Londrina

Resumo:
Introdução: Contar histórias possui valor terapêutico, pois além de melhorar a qualidade de vida da criança, também contribui amenizando as repercussões físicas e psicológicas do adoecimento, reduzindo o impacto negativo da quebra do contexto familiar e dos procedimentos invasivos. Além de proporcionar distração à criança, a contação de histórias estimula a diversão e a imaginação, sendo capaz de educar, instruir e desenvolver o raciocínio. Objetivo: Relatar a experiência de atividades de leitura vivenciadas por acadêmicas de enfermagem através do projeto de extensão universitária “Contos que eu conto” desenvolvido em dois hospitais públicos de Cuiabá. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência descritivo vivenciado por meio de visita às clinicas pediátricas no presente ano. Resultados: As visitas foram realizadas uma vez na semana, com duração de 04 horas. Utilizou-se da dramatização para propiciar a atmosfera lúdica, além de leituras em grupos e individuais. As histórias escolhidas tiveram o intuito de amenizar o efeito emocional do tratamento, além de promover a leitura e a reflexão da realidade. Observou-se que é possível perceber a importante mudança de estado de humor das crianças, acompanhantes, bem como, dos profissionais da enfermagem. Contribuição para a Enfermagem: A contação não só desenvolve a imaginação e a criatividade, como também pode desenvolver meios de lidar com seus problemas e dificuldades do dia a dia. Diante disso, é preciso incentivar tal prática no ambiente hospitalar, assim como demais praticas lúdicas, para que os profissionais da enfermagem pediátrica utilizem ferramentas do cuidar condizentes ao universo infantil.


Referências:
NICOLINO, T. N. A.; BARBIERI M. C.; TACLA, M. T. G. M.; FERRARI, R. A. P. Contação de história na unidade pediátrica: percepção de acompanhantes de crianças hospitalizadas. Rev. Enferm. UFSM. 5(1), 32-39, jun/jul, 2018.